Energia limpa e e renovável, gestão de resíduo orgânico, plantio de árvores e projetos em conjunto com entidades são alguns dos trabalhos que a rede apoia para diminuir os problemas ambientais do planeta
O Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), criado pela ONU em 1972, tem como o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar os recursos naturais e diminuir os problemas ambientais do planeta. Atento a este problema, e buscando contribuir com um mundo mais sustentável, o Grupo Pereira promove ações importantes para a preservação do meio ambiente. Dentre elas, estão o uso de energia limpa, gestão de resíduos, projetos como o Clube da Bike, Limpeza de Mares e distribuição de mudas de árvores para colaboradores.
Atualmente, 85% das lojas e escritórios são abastecidos com energia limpa. No plano de expansão para a inauguração de todas as novas lojas das bandeiras Comper e Fort Atacadista é feito o uso de energia renovável. O GP conta com usinas de geração de energia fotovoltaica em operação, que produzem cerca de 30% da energia consumida, além da contratação para o fornecimento de energia eólica.
O resíduo orgânico vai para a compostagem e é dada a destinação correta para lâmpadas, eletrônicos e óleo com postos de coleta nas lojas do Grupo. De acordo com Simone Cotta, Gerente Nacional de ESG do GP, cuidar do meio ambiente é uma das prioridades no Grupo Pereira. “Quanto mais a companhia cresce, mais conseguimos expandir o alcance e contribuir com uma cultura de sustentabilidade dentro e fora das lojas. Afinal, transformar o ambiente ao nosso redor faz parte do nosso propósito”, afirma a executiva.
Desde 2009, a companhia faz a entrega de mudas de árvores nativas ou frutíferas para novos colaboradores. Até hoje, mais de 25 mil novos funcionários receberam sua mudinha – com isso, foi possível retirar em torno de 375 toneladas de CO² da atmosfera.
Por meio da marca Fort Atacadista, desde 2017, é realizado o patrocínio do projeto Limpeza dos Mares, promovido pela Associação Náutica Brasileira, que já retirou mais de 140 toneladas de lixo dos rios e mares de Santa Catarina – onde o grupo está presente. Segundo Simone, o que mais a empolga nesse projeto é que o movimento vai se espalhando, disseminando essa ideia de que pequenos gestos fazem muita diferença nas comunidades, e motivando outras empresas a promover ou apoiar outros projetos similares de conscientização ambiental. “Enxergar que também podemos contribuir de alguma forma, motivando os colaboradores e até clientes do Fort Atacadista a participar, incentivando mudanças de comportamento, é gratificante”, explica.
O Grupo Pereira também criou o projeto Clube da Bike, a fim de incentivar o uso da bicicleta no dia a dia – uma ótima opção para os colaboradores que moram mais perto das lojas. A iniciativa começou em Santa Catarina, em 2019 e, após o grande sucesso, expandiu para os demais estados. De acordo com a gerente, o Grupo custeia 50% do valor da bicicleta e dos equipamentos obrigatórios de segurança, o valor restante pode ser parcelado pelo colaborador em até 10 vezes. Até hoje, já foram entregues mais de 2.600 bikes. “Além de melhorar a saúde, a qualidade de vida dos funcionários, ainda contribuímos com o meio ambiente”, finaliza.
Redação SuperHiper