Grupo Pereira destaca ações no Dia Mundial do Meio Ambiente

Leia em 2min 50s

Energia limpa e e renovável, gestão de resíduo orgânico, plantio de árvores e projetos em conjunto com entidades são alguns dos trabalhos que a rede apoia para diminuir os problemas ambientais do planeta

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), criado pela ONU em 1972, tem como o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar os recursos naturais e diminuir os problemas ambientais do planeta. Atento a este problema, e buscando contribuir com um mundo mais sustentável, o Grupo Pereira promove ações importantes para a preservação do meio ambiente. Dentre elas, estão o uso de energia limpa, gestão de resíduos, projetos como o Clube da Bike, Limpeza de Mares e distribuição de mudas de árvores para colaboradores.

 

Atualmente, 85% das lojas e escritórios são abastecidos com energia limpa. No plano de expansão para a inauguração de todas as novas lojas das bandeiras Comper e Fort Atacadista é feito o uso de energia renovável. O GP conta com usinas de geração de energia fotovoltaica em operação, que produzem cerca de 30% da energia consumida, além da contratação para o fornecimento de energia eólica.

 

O resíduo orgânico vai para a compostagem e é dada a destinação correta para lâmpadas, eletrônicos e óleo com postos de coleta nas lojas do Grupo. De acordo com Simone Cotta, Gerente Nacional de ESG do GP, cuidar do meio ambiente é uma das prioridades no Grupo Pereira. “Quanto mais a companhia cresce, mais conseguimos expandir o alcance e contribuir com uma cultura de sustentabilidade dentro e fora das lojas. Afinal, transformar o ambiente ao nosso redor faz parte do nosso propósito”, afirma a executiva.

 

Desde 2009, a companhia faz a entrega de mudas de árvores nativas ou frutíferas para novos colaboradores. Até hoje, mais de 25 mil novos funcionários receberam sua mudinha – com isso, foi possível retirar em torno de 375 toneladas de CO² da atmosfera.

 

Por meio da marca Fort Atacadista, desde 2017, é realizado o patrocínio do projeto Limpeza dos Mares, promovido pela Associação Náutica Brasileira, que já retirou mais de 140 toneladas de lixo dos rios e mares de Santa Catarina – onde o grupo está presente. Segundo Simone, o que mais a empolga nesse projeto é que o movimento vai se espalhando, disseminando essa ideia de que pequenos gestos fazem muita diferença nas comunidades, e motivando outras empresas a promover ou apoiar outros projetos similares de conscientização ambiental. “Enxergar que também podemos contribuir de alguma forma, motivando os colaboradores e até clientes do Fort Atacadista a participar, incentivando mudanças de comportamento, é gratificante”, explica.

 

O Grupo Pereira também criou o projeto Clube da Bike, a fim de incentivar o uso da bicicleta no dia a dia – uma ótima opção para os colaboradores que moram mais perto das lojas. A iniciativa começou em Santa Catarina, em 2019 e, após o grande sucesso, expandiu para os demais estados. De acordo com a gerente, o Grupo custeia 50% do valor da bicicleta e dos equipamentos obrigatórios de segurança, o valor restante pode ser parcelado pelo colaborador em até 10 vezes. Até hoje, já foram entregues mais de 2.600 bikes. “Além de melhorar a saúde, a qualidade de vida dos funcionários, ainda contribuímos com o meio ambiente”, finaliza.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Mart Minas inaugura a 60ª loja, grande marco para a rede

A nova unidade abriu as portas no dia 1º de junho em Santa Luzia com área de vendas de 5.200 m² e 26 ch...

Veja mais
Coop inaugura novo negócio de conveniência

Rede inaugura um minimercado instalado dentro de um condomínio, com objetivo de estar cada vez mais próxim...

Veja mais
Redes de varejo fazem ação conjunta para arrecadar itens de frio

Campanha do Agasalho em lojas do Prezunic e Spid irá beneficiar 40 instituições em vários po...

Veja mais
Alemã ALDI acelera investimentos em loja de conveniência online

Em parceria com a Instacart, ALDI Express usa lojas físicas como hubs para venda online e entrega em no má...

Veja mais
Rissul inaugura unidade com novo conceito em Canoas

Evento ocorreu na manhã de quinta-feira (1º) e contou com a presença de executivos da UnidaSul e auto...

Veja mais
St. Marchê vai para a praia com expectativa de faturar R$ 1,3 bilhão

Rede paulistana investiu R$ 10 milhões para inaugurar a primeira unidade em Santos, SP   A rede de superme...

Veja mais
Dom Atacadista abre inscrição para instituições beneficentes

A ação Troco Solidário recebe doações dos clientes e a repassa para entidades selecio...

Veja mais
Supermercados enfrentam desafio de entregar mais valor para os clientes

Estudo mostra que consumidores esperam cada vez mais dos varejistas – e cumprir com as expectativas é cada ...

Veja mais
Casino abre negociação com credores

Grupo precisar analisar proposta de capitalização que poderia tirar Jean-Charles Naouri do controle  ...

Veja mais