Rede paulistana investiu R$ 10 milhões para inaugurar a primeira unidade em Santos, SP
A rede de supermercados St. Marchê resolveu por o pé na praia depois de mais de 20 anos focando a atuação na capital paulista. A primeira unidade da rede inaugurada no litoral abriu as portas aos clientes na quarta-feira, 31 de maio, em Santos. A loja tem 573 metros quadrados e emrpega 60 funcionários, com mix direcionado ao público AB.
De acordo com o CEO da empresa, Bernardo Ouro Preto, a ideia é agradar ao público da região logo de cara, acrescentando algumas características de consumo dos santistas ao plano de negócios já executado pela empresa: um supermercado de bairro, em que o consumidor possa fazer todas as compras do dia e do mês em um lugar só. “Esse plano visa colocar, debaixo do mesmo prédio, a melhor padaria, açougue e hortifrúti. Uma vez que o cliente esteja na loja, lembre-se que não precisa ir a outro lugar, porque os preços são competitivos”, afirma.
A chegada a Santos do St. Marche, segundo ele, acontece de forma natural. “Resolvemos nos concentrar esse modelo de negócio num raio de 100 a 150 km, no máximo, de São Paulo. Então, inauguramos Campinas no ano passado e, nesse ano, resolvemos “colocar o pé na praia.” Santos parece ser o melhor lugar possível para começar essa jornada de expansão fora da Grande SP.
Ouro Preto conta que o investimento feito foi próximo de R$ 10 milhões. “O tempo para retorno do investimento é de 4 a 5 anos. Mas nossa expectativa é de que Santos, já de largada, traga bons resultados”, especula.
Entre as mudanças para a versão santista da marca, está a incorporação de alguns produtos que são “a cara” de quem vive aqui. “Em São Paulo, obviamente, não vendemos cadeira de praia nem cooler. Mas, para Santos, tivemos de ir atrás, assim como de uma importante marca de sorvetes e o famoso pão de cará. Um chef nosso foi ao Litoral, experimentou e temos uma receita de pão de cará. São exemplos dessa intenção”.
Expansão e faturamento
O CEO do St Marche acredita que a Cidade comporte, no mínimo, mais uma unidade da rede. “A gente pegou muito currículo, chamamos mais de 400 pessoas para chegar nos 60 selecionados. E, claro, três ou quatro pessoas de São Paulo, para manter a cultura da empresa, o jeito de fazer etc. Mas 95% da loja é da Baixada Santista. É uma turma muito jovem, engajada, com parceiros uns dos outros. Estamos muito felizes”, declara.
No último ano, a companhia alcançou a marca de R$ 1 bilhão em vendas brutas, com vendas em mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) aumentando 35% em dois anos. Para este ano a expectativa é crescer 15% e chegar a R$ 1,3 bilhão.
O primeiro bilhão foi acompanhado da rápida abertura de novas lojas nos últimos anos. Em 2019, o grupo contava com 20 mercados e faturamento de R$ 720 milhões. “Em 2020 nós começamos a pisar no acelerador. Nos últimos 22 meses nós inauguramos 11 lojas, uma nova loja foi aberta a cada dois meses. Queremos terminar o ano com 33 unidades”, diz Ouro Preto. Em três anos, a meta é se aproximar das 50 unidades.
COM INFORMAÇÕES DA TRIBUNA E EXAME