Supermercados enfrentam desafio de entregar mais valor para os clientes

Leia em 1min 30s

Estudo mostra que consumidores esperam cada vez mais dos varejistas – e cumprir com as expectativas é cada vez mais difícil

 

Por Renato Müller

 

Um estudo divulgado pela Food Industry Association (FMI) nos Estados Unidos mostra que é cada vez mais difícil atender às expectativas dos clientes – e que esse é o maior desafio a ser enfrentado na busca por mais fidelidade, vendas e resultados.

 

Segundo o estudo, a ideia de “valor” não está mais restrita a preços baixos. Os consumidores também querem qualidade, relevância, experiência e conveniência, e todos esses aspectos desempenham um papel na escolha de lojas, marcas e produtos.

 

“O comportamento do consumidor continua muito influenciado pela inflação, mas os clientes ampliaram a sua definição de valor para outros atributos. Entender essa mudança e reagir a ela é essencial para que os supermercados continuem a ser relevantes para o consumidor”, afirma Leslie Sarasin, presidente e CEO da FMI. Na avaliação da executiva, preço não é mais a principal forma de chamar a atenção dos clientes e conquistar sua preferência.

 

Os números mostram essa mudança de percepção dos clientes. Embora 75% dos entrevistados pela FMI digam estar preocupados com o aumento dos preços dos alimentos, somente 41% estão comprando mais produtos de marca própria (que seriam uma alternativa óbvia para otimizar o orçamento familiar). Em uma amostra de como a conveniência tem um peso importante nas decisões de compra, 47% dos millenials estão dispostos a gastar mais para evitar dividir suas cestas de consumo em múltiplas lojas e 50% gastam mais em locais onde se sentem bem.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Dom Atacadista abre inscrição para instituições beneficentes

A ação Troco Solidário recebe doações dos clientes e a repassa para entidades selecio...

Veja mais
Casino abre negociação com credores

Grupo precisar analisar proposta de capitalização que poderia tirar Jean-Charles Naouri do controle  ...

Veja mais
Nova loja do Max Atacadista chega a Campo Largo, Paraná

Atacarejo do Grupo Muffato já tem data e local para inauguração   Nesta terça-feira (...

Veja mais
“Amigão” é a nova marca dos Supermercados Canção

Mudança, que acontece em 1º de junho, é uma unificação das bandeiras, já que amb...

Veja mais
Empresa doa 360 mil absorventes a mulheres carentes

A ação demonstra a preocupação da empresa com a questão da pobreza menstrual no Brasi...

Veja mais
Goodbom Supermercados promove evento de degustação de vinhos importados

A expectativa é repetir o sucesso da última edição com uma seleção de ró...

Veja mais
Bretas dá início à Corrente do Bem em 2023

Rede de supermercados é ponto de coleta da Campanha do Agasalho em Uberlândia   A Campanha do Agasal...

Veja mais
Na Kroger, até geladeira é lugar para publicidade

Maior supermercadista americana expande rede de refrigeradores com smart screen para 500 lojas e impulsiona retail media...

Veja mais
Azulão Supermercados aumenta em 40% eficiência operacional com foco em leite e cerveja

Relatórios apontaram que 70% da falta de eficiência eram originárias de erros operacionais e 30% de ...

Veja mais