Azulão Supermercados aumenta em 40% eficiência operacional com foco em leite e cerveja

Leia em 2min 30s

Relatórios apontaram que 70% da falta de eficiência eram originárias de erros operacionais e 30% de fraudes praticadas – na maioria por clientes

 

O PDV é uma das áreas que mais geram dores de cabeça para o varejista. Sensível, é responsável, em média, por cerca de 30% das perdas internas de uma loja. Mas uma rede de supermercados do interior paulista, o Azulão Supermercados, está resolvendo o problema com o uso do Gatecash, ferramenta de monitoramento de frente de caixa da Sesami, antiga Gunnebo Cash Management.

 

Com lojas em Lençóis Paulista e Macatuba, na região central do Estado, o Azulão começou a utilizado o Gatecash há cerca de três anos, com resultados significativos já desde a implantação. “Buscávamos uma solução que pudesse nos ajudar a diminuir as perdas. Sempre tivemos dificuldades em controlá-las e tínhamos a necessidade de uma ferramenta que proporcionasse uma análise detalhada operações de PDV, além de oferecer maior segurança às operadoras”, diz Lucas Rafael Rodrigues, diretor e sócio-proprietário da rede.

 

O Gatecash foi testado, primeiramente, em uma unidade de Macatuba. Depois da implantação da ferramenta, as perdas internas foram reduzidas em 45%, especialmente nas divergências com leite, cerveja e carne. Também se chegou à conclusão de que 70% das perdas eram originárias de erros operacionais e 30% de fraudes, principalmente praticadas por clientes. “Recebemos mais de 112 mil clientes mensalmente. Sem o apoio da tecnologia e soluções como o Gatecash estaríamos tentando contabilizar as perdas até agora”, afirma Guilherme Canduzin, gerente de prevenção de perdas do Azulão.

 

Em 30 dias de testes, Canduzin lembra que foram registrados em valores, com a ajuda do Gatecash, alguns milhares de reais em perdas identificadas. “Identificamos os problemas recorrentes e demos orientações e aplicamos sanções e punições às operadoras de caixa. Quanto às pessoas mal-intencionadas, comunicamos a polícia em alguns casos. Com essas medidas, reduzimos sensivelmente as perdas identificadas”, lembra.

 

Hoje o Gatecash faz parte da rede Azulão Supermercados. E já está contemplado no projeto de expansão com a criação de uma nova loja em Macatuba, no segundo semestre de 2023. “Nossa cultura de prevenção de perdas é muito forte. Temos nosso CFTV (são mais de 600 câmeras em três unidades e no Centro de Distribuição) e o time de prevenção de perdas em piso de loja. Prevenir perdas é lucro na certa”, declara Lucas Rodrigues.

 

Hoje, além de atuar na prevenção de perdas, os relatórios e imagens do Gatecash são utilizados até mesmo na integração dos novos funcionários, onde os cases internos de falhas de registros e quebras de procedimentos na operação de frente de caixa são apresentados. “A própria operadora, sabendo que o ambiente do PDV é monitorado, também se sente mais segura na resolução de casos conflituosos com clientes”, explica Canduzin.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Bretas dá início à Corrente do Bem em 2023

Rede de supermercados é ponto de coleta da Campanha do Agasalho em Uberlândia   A Campanha do Agasal...

Veja mais
Na Kroger, até geladeira é lugar para publicidade

Maior supermercadista americana expande rede de refrigeradores com smart screen para 500 lojas e impulsiona retail media...

Veja mais
Giga Atacado aposta em imagem com campanha institucional e site

A ação tem o objetivo de reforçar seu posicionamento e os diferenciais oferecidos a todos os client...

Veja mais
Banco Carrefour anuncia a chegada de novo CEO

Felipe CEO se reportará diretamente a Stephane Maquaire   O Banco Carrefour, maior fintail do Brasil e bra...

Veja mais
Stok Center inaugura loja em Uruguaiana em junho

Unidade é a primeira a ser inaugurada na fronteira do Estado e promete surpreender os clientes   Est&aacut...

Veja mais
Grupo Zonta amplia atuação em Santa Catarina com aquisição de rede regional e indústria

Rede Hipermais e indústria plástica CIPLA são as novas aquisições do Grupo Zonta, det...

Veja mais
Bon Traz é a nova marca do Grupo Koch

Tendo os preços acessíveis como principal bandeira, marca terá alimentos, além de itens de h...

Veja mais
Trader Joe’s descarta entrada no e-commerce

Para rede supermercadista, experiência de estar dentro das paredes de uma loja é o que faz a marca ser o qu...

Veja mais
COOP patrocina o Projeto Futuro Paralímpico por meio da Lei de Incentivo ao Esporte

A proposta é proporcionar uma atividade saudável aos jovens e também desenvolver futuros talentos q...

Veja mais