Supermercados investem em gestão de dados

Leia em 1min 30s

Metade das redes varejistas acompanham o histórico de compras dos clientes em vários canais

 

Por Renato Müller

 

Nos países de língua inglesa, o varejo aumentou seus investimentos na coleta, análise e gestão de dados para acompanhar o comportamento dos clientes, melhorar seus programas de fidelidade e entregar melhores experiências para os consumidores.

 

De acordo com dados da consultoria PYMNTS, que entrevistou 300 grandes redes dos Estados Unidos e Reino Unido, 50% dos supermercadistas estão investindo em inovações que permitam acompanhar o comportamento de compra dos clientes em todos os canais de relacionamento. Além disso, 37% ampliaram seus recursos de análise de dados e 32% estão melhorando seus programas de fidelidade.

 

De forma geral, os supermercados têm procurado aumentar a capacidade de coletar dados em primeira mão, obtendo informações mais precisas sobre o comportamento dos consumidores. Um exemplo é a Instacart, que recentemente lançou uma ferramenta de busca baseada em Inteligência Artificial. O Ask Instacart usa o ChatGPT em conjunto com os modelos proprietários de IA da varejista para melhorar o entendimento sobre o que os clientes procuram em sua plataforma. A ideia é que o refinamento dessas informações permita antecipar as preferências dos consumidores e lembrá-los de compras recorrentes, com base em seu histórico de consumo.

 

Outro caso é o da rede americana SaveMart, que lançou sua rede de retail media como uma extensão de seus aplicativos para celular. Dessa forma, a rede utiliza os dados de compra dos clientes para fazer o match entre a publicidade da indústria e as necessidades dos consumidores – aumentando a eficiência das ações promocionais e ampliando vendas e cestas de compras.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Maringá ganha o segundo Muffato Gourmet

Loja do bairro Catuaí está de cara nova e agora oferece serviços personalizados aos clientes  ...

Veja mais
Grupo Pereira recebe prêmio “Age Friendly Employer”

Empresa foi certificada por ter boas práticas de inclusão, gestão e integração com co...

Veja mais
Carrefour e Publicis investem em retail media com nova empresa

A Unlimitail busca aproveitar o crescimento de retail media na Europa, Brasil e Argentina   O Grupo Carrefour e o...

Veja mais
Jaú Serve inaugura 6ª loja na cidade de Jaú, SP

Além da diversidade de produtos, unidade também oferece aos clientes diversos serviços diferenciado...

Veja mais
Supermercados mantêm cautela sobre uso de ChatGPT

Executivos discutem o tema, mas limitações tecnológicas e de orçamento atrasam uso da Inteli...

Veja mais
Rede Supermarket inaugura primeira loja na Freguesia, Jacarepaguá

Gerando direta e indiretamente 150 empregos, a loja terá ofertas especiais nas primeiras semanas de abertura e de...

Veja mais
Grupo Bahamas faz parceria para desenvolvimento imobiliário e nova loja

Estrela Ubanidade foi a empresa escolhida para a aliança comercial   O Grupo Bahamas, reconhecido pela sua...

Veja mais
Cencosud investe R$ 27 milhões em duas novas lojas do Prezunic no Rio

Unidades em Laranjeiras e na Tijuca trazem inovação, sustentabilidade e produtos exclusivos   Com i...

Veja mais
Enxuto Supermercado abre sua primeira loja de proximidade em Itupeva

Condomínio Fazenda da Grama recebe 30ª loja da rede; a intenção é inaugurar mais 24 loj...

Veja mais