Tecnologia viabiliza estratégias multicanais para varejo alcançar público mais abrangente e oferecer melhor experiência de compra.
A tecnologia 5G no Brasil completou um ano de implantação, e hoje, cerca de 30% dos municípios brasileiros já possuem a faixa liberada para receber o sinal, contemplando aproximadamente 8 milhões de pessoas. Apesar de ser uma realidade distante para grande parte da população, a tecnologia já provocou mudanças nos principais setores que movimentam a economia, como o varejo.
Com o 5G, a convergência entre o mundo online e físico, o omnichannel, tornou-se uma realidade ainda mais tangível, permitindo uma experiência de compra fluida e integrada para os consumidores. A velocidade de conexão ultrarrápida também abriu portas para inovações, permitindo que as lojas varejistas ofereçam interações em tempo real, personalização avançada e serviços de localização com maior precisão.
“O omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada para o consumidor, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais. Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online, compra online com retirada na loja e vendas pelo Whatsapp, por exemplo”, explica Juliano Mortari, CEO da VarejOnline, ERP para gestão de lojas, franquias e pontos de venda.
O especialista cita como exemplo o aplicativo VO Closer, da própria VarejOnline, usado para vendas pelo WhatsApp. Pelo aplicativo, é possível divulgar produtos, fazer compras, realizar pagamentos online e retirar o produto em uma loja física. Essa é uma das opções mais assertivas para o setor supermercadista mater o interesse dos consumidores.
Redação SuperHiper,