Grupo Dia deixa Portugal

Leia em 2min 10s

Varejista espanhola acertou um acordo com a Auchon Retail para vender seus negócios em terra lusitanas

 

A varejista espanhola Dia Group anunciou um acordo com a Auchan Retail sobre a venda de seus negócios em Portugal. O acordo fechado ficou em 155 milhões de euros. Em comunicado, o grupo disse que irá sair do país para se concentrar no seu foco estratégico em mercados onde tem uma posição mais forte, onde permita implementar seu propósito de ser “a loja de bairro preferida e a loja online dos clientes”.

 

Segundo o CEO Global do Grupo Dia, Martin Tolcachir, o grupo está em fase de consolidação e o objetivo é que o Dia se concentre em países onde tenha potencial de crescimento.

 

Em Portugal, a rede opera as cadeias Minipreço e MaisPerto, e possui 489 lojas próprias e franqueadas ativas, três plataformas logísticas e diversos contrato, licenças, direitos e concessões para operar no país.

 

O Minipreço é um negócio sólido e tem apresentado um bom desempenho, e foi escolhida pelos portugueses como a loja física e online preferida. Em 2022, o negócio em Portugal registrou um volume de vendas de 596 milhões de euros, com um aumento de 3,7% nas vendas. Estas lojas serão integradas à rede Auchan e vão ajudar a empresa a reforçar seu posicionamento de proximidade a nível nacional devido à grande capilaridade da marca no país.

 

O Grupo Dia espera que a transação seja concluída entre o final de 2023 e o início de 2024, mas há ainda uma série de condições precedentes devem ser cumpridas nos próximos meses.

 

30 anos de atuação em Portugal

 

O Grupo Dia iniciou suas atividades em Portugal em 1993 e conquistou a confiança dos portugueses por oferecer uma vasta gama de produtos a preços acessíveis e de possuir uma vasta de produtos da marca própria, que se tornaram muito populares naquele país.


As lojas do Minipreço tornaram-se uma rede relevante do varejo alimentar, tornando-se a loja de bairro preferida de milhares de pessoas. Nos últimos dez anos, a marca deu um grande impulso no seu e-commerce, e foi escolhida como a loja online preferida em 2023.


O CEO do Grupo Dia agradeceu a toda equipe em Portugal pelo esforço e empenho por terem trabalhado e se empenhado nestes 30 anos. “Estamos confiantes que esta decisão abre uma nova etapa para o negócio em Portugal de mãos dadas com a Auchan”, salientou Tolcachir.

  
Com informações da Food Retail e European Supermarket Magazine

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Rede Supermarket reabre loja em Viga, Nova Iguaçu

Modernizada, a nova unidade trará conforto, qualidade e uma melhor experiência de compra   A loja de...

Veja mais
Amazon revitaliza operação de supermercados

Movimento da varejista é o mais importante desde a aquisição da rede Whole Foods, há seis an...

Veja mais
Grupo Passarela projeta faturamento de R$ 3,5 bilhões

Rede catarinense pretende inaugurar 13 lojas até o final de 2025   O Grupo Passarela, das bandeiras Passar...

Veja mais
Supermercado Imperatriz comemora 49 anos

Consumidores vão concorrer a R$ 500 mil em vales-compras   A rede de supermercados Imperatriz comemora seu...

Veja mais
Wegmans abre primeira loja em Manhattan

Uma das principais supermercadistas americanas estreia na região com unidade em prédio histórico &...

Veja mais
GoodBom Supermercados abre as inscrições para corrida

2ª edição da Good Run acontece em Sumaré em 17 de setembro   O GoodBom Supermercados ab...

Veja mais
COOP atualiza a identidade visual de unidades em São Bernardo do Campo

Novidade pode ser conferida na unidade do supermercado e drogaria de Rudge Ramos, em São Paulo, e vai além...

Veja mais
Pague Menos: 34 anos fazendo sua vida melhor

Conheça um pouco da trajetória da Rede Pague Menos, presente no interior de São Paulo   O Pa...

Veja mais
Nos dias dos pais, Verdemar tem ação especial

Os clientes da rede podem ganhar chopeiras da Heineken e participar de um evento exclusivo que envolve futebol   ...

Veja mais