Varejista espanhola acertou um acordo com a Auchon Retail para vender seus negócios em terra lusitanas
A varejista espanhola Dia Group anunciou um acordo com a Auchan Retail sobre a venda de seus negócios em Portugal. O acordo fechado ficou em 155 milhões de euros. Em comunicado, o grupo disse que irá sair do país para se concentrar no seu foco estratégico em mercados onde tem uma posição mais forte, onde permita implementar seu propósito de ser “a loja de bairro preferida e a loja online dos clientes”.
Segundo o CEO Global do Grupo Dia, Martin Tolcachir, o grupo está em fase de consolidação e o objetivo é que o Dia se concentre em países onde tenha potencial de crescimento.
Em Portugal, a rede opera as cadeias Minipreço e MaisPerto, e possui 489 lojas próprias e franqueadas ativas, três plataformas logísticas e diversos contrato, licenças, direitos e concessões para operar no país.
O Minipreço é um negócio sólido e tem apresentado um bom desempenho, e foi escolhida pelos portugueses como a loja física e online preferida. Em 2022, o negócio em Portugal registrou um volume de vendas de 596 milhões de euros, com um aumento de 3,7% nas vendas. Estas lojas serão integradas à rede Auchan e vão ajudar a empresa a reforçar seu posicionamento de proximidade a nível nacional devido à grande capilaridade da marca no país.
O Grupo Dia espera que a transação seja concluída entre o final de 2023 e o início de 2024, mas há ainda uma série de condições precedentes devem ser cumpridas nos próximos meses.
30 anos de atuação em Portugal
O Grupo Dia iniciou suas atividades em Portugal em 1993 e conquistou a confiança dos portugueses por oferecer uma vasta gama de produtos a preços acessíveis e de possuir uma vasta de produtos da marca própria, que se tornaram muito populares naquele país.
As lojas do Minipreço tornaram-se uma rede relevante do varejo alimentar, tornando-se a loja de bairro preferida de milhares de pessoas. Nos últimos dez anos, a marca deu um grande impulso no seu e-commerce, e foi escolhida como a loja online preferida em 2023.
O CEO do Grupo Dia agradeceu a toda equipe em Portugal pelo esforço e empenho por terem trabalhado e se empenhado nestes 30 anos. “Estamos confiantes que esta decisão abre uma nova etapa para o negócio em Portugal de mãos dadas com a Auchan”, salientou Tolcachir.
Com informações da Food Retail e European Supermarket Magazine
Redação SuperHiper