Por dentro do supermercado mais inovador dos EUA

Leia em 1min 50s

No Meio-Oeste americano, rede Schnucks, com 100 pontos de venda, mostra que inovação no uso de tecnologia depende mais de cultura do que de tamanho

 

 Por Renato Muller

 

Quem é a supermercadista mais inovadora do varejo americano? Walmart? Amazon? Para conhecê-la, é preciso ir até St. Louis, no estado do Missouri, e entrar em uma loja da Schnuck Markets, rede com 100 pontos de venda no Meio-Oeste americano.

 

Nos últimos anos, a empresa vem desenvolvendo uma “esteira de inovação” sólida, com novidades frequentes focadas em melhorar a experiência dos clientes e ampliar a eficiência operacional do negócio. O exemplo mais recente foi o anúncio, em julho, de uma parceria com a Instacart para a implementação de Caper Carts nas lojas da rede.

 

Os Caper Carts são carrinhos de compra que usam Inteligência Artificial e visão computacional para identificar automaticamente os itens que os consumidores colocam neles, simplificando o checkout e evitando a tradicional rotina de “coloca no carrinho / tira do carrinho” na jornada de pagamento.

 

Os carrinhos não são nenhuma grande novidade – a Amazon já testou sua versão do sistema em 2020, mas abandonou a ideia pouco tempo depois. O grande ponto é que a Schnucks vem sendo muito consistente em seus esforços de inovação rumo a uma loja física mais inteligente.

 

Nos últimos anos, a varejista vem implementando um ecossistema de tecnologias para otimizar a experiência de compra, ao mesmo tempo em que não descuida do Retorno sobre o Investimento. Como resultado, em vez de adotar alguma tecnologia porque “está na moda”, a empresa vem integrando tecnologias às lojas quando faz sentido para a eficiência do negócio e a experiência do cliente.

 

Com isso, adotou nos últimos anos de etiquetas eletrônicas a robôs que monitoram os estoques, sempre com uma abordagem de “teste e aprenda” por meio de pilotos que, tendo sucesso, são implementados em todas as lojas da rede. Assim, hoje a empresa tem controle de estoque e precificação em tempo real, com redução dos custos operacionais e promoções personalizadas por cliente.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Grupo Mateus projeta expansão intensa no segundo semestre

Rede prevê a inauguração de 28 lojas até o final de dezembro; no primeiro semestre, a receita...

Veja mais
Condor Running Maringá está com as inscrições abertas

Evento acontece em 24 de setembro com circuitos de 3, 5 e 10 km; atletas podem se inscrever na caminhada ou nas corridas...

Veja mais
Grupo Pereira conquista certificado “Age Friendly”

É o primeiro varejista brasileiro a ganhar o certificado marca presença no Festival MaturiFest   A ...

Veja mais
Rede mexicana é a supermercadista que mais cresce nos EUA

Chedraui tem aumento de 137% nas vendas nos Estados Unidos e mostra força latina no maior mercado do mundo  ...

Veja mais
GPA fará a transferência das ações do Éxito aos seus acionistas

Ação foi aprovada pela Superintendencia Financeira de Colombia (SFC), órgão regulador colomb...

Veja mais
Sébastien Durchon é o novo CFO de rede supermercadista

O Dia Brasil anunciou hoje a nomeação do novo executivo, que tem passagem recente pelo Carrefour   ...

Veja mais
Novo Atacarejo deseja “boa sorte” em campanha de aniversário

Rede reforça conceito “O melhor, disparado”, possibilitando que clientes disparem sua sorte ao partic...

Veja mais
Supermercado tem 50 vagas para jovem aprendiz

Rede também abre mais 100 oportunidades de emprego para profissionais que queiram atuar em nova loja   O D...

Veja mais
Supermercados Carvalho Super aderem a programa de agricultura familiar

Grupo Vanguarda, dono da bandeira, comprou mais de R$ 60 mil em itens de pequenos produtores   O Governo do Piau&...

Veja mais