No Meio-Oeste americano, rede Schnucks, com 100 pontos de venda, mostra que inovação no uso de tecnologia depende mais de cultura do que de tamanho
Por Renato Muller
Quem é a supermercadista mais inovadora do varejo americano? Walmart? Amazon? Para conhecê-la, é preciso ir até St. Louis, no estado do Missouri, e entrar em uma loja da Schnuck Markets, rede com 100 pontos de venda no Meio-Oeste americano.
Nos últimos anos, a empresa vem desenvolvendo uma “esteira de inovação” sólida, com novidades frequentes focadas em melhorar a experiência dos clientes e ampliar a eficiência operacional do negócio. O exemplo mais recente foi o anúncio, em julho, de uma parceria com a Instacart para a implementação de Caper Carts nas lojas da rede.
Os Caper Carts são carrinhos de compra que usam Inteligência Artificial e visão computacional para identificar automaticamente os itens que os consumidores colocam neles, simplificando o checkout e evitando a tradicional rotina de “coloca no carrinho / tira do carrinho” na jornada de pagamento.
Os carrinhos não são nenhuma grande novidade – a Amazon já testou sua versão do sistema em 2020, mas abandonou a ideia pouco tempo depois. O grande ponto é que a Schnucks vem sendo muito consistente em seus esforços de inovação rumo a uma loja física mais inteligente.
Nos últimos anos, a varejista vem implementando um ecossistema de tecnologias para otimizar a experiência de compra, ao mesmo tempo em que não descuida do Retorno sobre o Investimento. Como resultado, em vez de adotar alguma tecnologia porque “está na moda”, a empresa vem integrando tecnologias às lojas quando faz sentido para a eficiência do negócio e a experiência do cliente.
Com isso, adotou nos últimos anos de etiquetas eletrônicas a robôs que monitoram os estoques, sempre com uma abordagem de “teste e aprenda” por meio de pilotos que, tendo sucesso, são implementados em todas as lojas da rede. Assim, hoje a empresa tem controle de estoque e precificação em tempo real, com redução dos custos operacionais e promoções personalizadas por cliente.
Redação SuperHiper