Grupo Mateus projeta expansão intensa no segundo semestre

Leia em 2min

Rede prevê a inauguração de 28 lojas até o final de dezembro; no primeiro semestre, a receita bruta foi de R$ 7,2 bi

 

O Grupo Mateus vai intensificar as inaugurações no segundo semestre do ano, disse o fundador e presidente do conselho da varejista, Ilson Mateus. Somente em julho, a companhia abriu quatro novas lojas, em comparação com a abertura de três pontos de venda entre abril e junho: dois atacarejos no Ceará (Fortaleza e Maranguape) e um supermercado no Maranhão (Coelho Neto).

 

Nos últimos 12 meses até junho, foram abertas 21 lojas, um crescimento de 12,6% da área de vendas. Ao final do período, a companhia operava 239 lojas.


“Teremos novas lojas em vários Estados e cidade, que vão trazer nossa taxa de ocupação. Vamos consolidar nossas vendas no Nordeste”, disse o fundador da companhia. O Grupo começará a inaugurar as lojas que pertenciam ao Grupo Big e foram compradas junto ao Carrefour Brasil no ano passado, a partir de Juazeiro do Norte (CE).

 

O Grupo Mateus informou que registrou lucro líquido de R$ 294 milhões no segundo trimestre de 2023, avanço de 13,2% ante igual período do ano passado. Já o lucro atribuído ao controlador alcançou R$ 289,8 milhões, contra R$ 261,1 milhões um ano antes.

 

A receita líquida da rede de varejo alimentar somou R$ 6,42 bilhões no período, crescimento de 23,6% na base anual. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) chegou a R$ 505,7 milhões de abril a junho do ano, 23,4% acima do observado um ano antes. A margem do Ebitda ficou estável, em 7,9%.

 

De acordo com o diretor financeiro e de relações com investidores, Túlio Queiroz, a maior pressão de rentabilidade relacionada ao plano de expansão esteve concentrada em 2022 e 2023. No terceiro trimestre, ainda é esperando algum consumo de caixa, mas, nos últimos três meses do ano, a empresa projeta uma “geração de caixa importante”. “Estamos muito disciplinados em manter o ritmo de expansão desde o momento do IPO. Vamos reagindo às oportunidades estratégicas. A nossa ideia é manter o ritmo de crescimento”, disse, sem detalhar.

 

COM INFORMAÇÕES DO VALOR

Veja também

Por dentro do supermercado mais inovador dos EUA

No Meio-Oeste americano, rede Schnucks, com 100 pontos de venda, mostra que inovação no uso de tecnologia ...

Veja mais
Condor Running Maringá está com as inscrições abertas

Evento acontece em 24 de setembro com circuitos de 3, 5 e 10 km; atletas podem se inscrever na caminhada ou nas corridas...

Veja mais
Grupo Pereira conquista certificado “Age Friendly”

É o primeiro varejista brasileiro a ganhar o certificado marca presença no Festival MaturiFest   A ...

Veja mais
Rede mexicana é a supermercadista que mais cresce nos EUA

Chedraui tem aumento de 137% nas vendas nos Estados Unidos e mostra força latina no maior mercado do mundo  ...

Veja mais
GPA fará a transferência das ações do Éxito aos seus acionistas

Ação foi aprovada pela Superintendencia Financeira de Colombia (SFC), órgão regulador colomb...

Veja mais
Sébastien Durchon é o novo CFO de rede supermercadista

O Dia Brasil anunciou hoje a nomeação do novo executivo, que tem passagem recente pelo Carrefour   ...

Veja mais
Novo Atacarejo deseja “boa sorte” em campanha de aniversário

Rede reforça conceito “O melhor, disparado”, possibilitando que clientes disparem sua sorte ao partic...

Veja mais
Supermercado tem 50 vagas para jovem aprendiz

Rede também abre mais 100 oportunidades de emprego para profissionais que queiram atuar em nova loja   O D...

Veja mais
Supermercados Carvalho Super aderem a programa de agricultura familiar

Grupo Vanguarda, dono da bandeira, comprou mais de R$ 60 mil em itens de pequenos produtores   O Governo do Piau&...

Veja mais