Com expansão acelerada, somente de maio a agosto deste ano foram abertas 25 novas lojas
Com um crescimento expressivo e rápido, a rede de supermercados OXXO chegou ao marco de 350 unidades em São Paulo e na região metropolitana (São Paulo, Campinas, Osasco, São Bernardo do Campo, Piracicaba, Guarulhos, Santo André, São Caetano do Sul e Sorocaba). Somente de maio a agosto deste ano, foram abertas 25 novas lojas, todas próprias e nenhuma franquia.
Desde que se estabeleceu no Brasil, em dezembro de 2020, a empresa mantém um ritmo frenético de inaugurações. Um comparativo de junho de 2022 para junho de 2023 mostrou que a rede abre cerca de uma loja a cada dois dias, totalizando 216 novos estabelecimentos durante este período.
Caracterizando-se como um “mercadinho de bairro”, é possível encontrar os principais produtos de consumo para o cotidiano, principalmente alimentos e bebidas. Aqui no Brasil, a companhia procurou se regionalizar, acrescentando em seu sortimento o pão francês, considerado um dos produtos mais importantes e de maior recorrência de compra.
Nas lojas, é possível encontrar praticamente de tudo. Mas nem sempre foi assim. Em sua origem (1978) a marca pertencia à cervejaria Cuauhtémoc Moctezuma e por isso vendiam apenas cerveja, salgadinhos e cigarros.
Além disso, por ter migrado para o país com um nome que causou estranheza para o consumidor brasileiro, cada pessoa acaba pronunciando o nome da marca de uma forma diferente: “Ôsho”, “Óquisso” ou “Ósho”. Contudo, sua pronúncia correta no português é “Ó-QUIS-SÔ”, já no espanhol, “Ôgso”.
Hoje a OXXO possui cerca de 19 mil estabelecimentos, localizados no Peru, Chile e Brasil.
Fonte: Estadão