Empresa é reconhecida na categoria pela primeira vez, com destaque em indicadores financeiros, crescimento expressivo e práticas ESG desempenhadas ao longo de 2022
O Grupo Mateus, o terceiro maior grupo do varejo alimentar do país, de acordo com o Ranking ABRAS 2023, foi premiado pelo Melhores e Maiores 2023, organizado pela revista Exame, como a empresa do ano no setor Atacado e Varejo. A conquista foi obtida pelos relevantes resultados financeiros, crescimento exponencial e práticas ESG ao longo de 2022.
Em sua 50ª edição, esta é a maior premiação da economia brasileira, reconhecida pela análise de dados e números de companhias que espalham boa gestão no país. Em 2022, o Grupo Mateus encerrou o ano com a inauguração de 31 lojas, sendo 11 em cinco novos estados. Já em 2023, até o momento, 16 unidades foram abertas.
Resultados financeiros ressaltam a solidez da rede de supermercados
No 2T23, o Grupo Mateus registrou lucro líquido de R$ 293,2 milhões, com margem Ebitda de 7,5%, como demonstra o relatório de resultados divulgado recentemente pela companhia. No 2T23 foram R$ 6,4 bilhões de receita líquida, o equivalente a um crescimento de 23,6%. Ao todo, nos seis primeiros meses do ano a receita foi de R$ 12,3 bilhões, 25,7% a mais que o registrado no 2T22.
O resultado demonstra a solidez da empresa, com destaque para a melhoria da rentabilidade e manutenção de uma dinâmica de capital de giro mais saudável, o que a destacou como líder entre os varejistas de alimentos no período. Em 2022, por exemplo, a melhoria desse capital de giro resultou em R$ 1 bilhão de caixa no 4T22.
Seguindo sua trajetória de crescimento, o grupo ainda contabilizou lucro bruto de R$ 1,4 bilhão, o que significa um aumento de 19,4% no período, com margem bruta de 21,8%. No semestre, o lucro bruto foi de R$ 2,6 bilhões, com margem de 21,5%. Já o lucro líquido do trimestre apresentou avanço de 11%, atingindo a marca de R$ 293,2 milhões. Nos primeiros seis meses deste ano, foram R$ 532,9 milhões de lucro, 15% acima do registrado no 6M22.
Esta foi a primeira vez que o Grupo Mateus abriu a rentabilidade das lojas que completaram um ano da chamada “nova regional”, que inclui todas as lojas abertas desde o IPO no Nordeste, com exceção os estados do Maranhão, Pará e Piauí. Das 26 lojas que compõem essa lista, 7 já completaram um ano e entraram neste recorte.
Entre 2020 e 2023, o Grupo Mateus registrou uma evolução de 70% no faturamento, passando dos R$ 24 bilhões. Com o plano de expansão, a empresa pretende ampliar cada vez mais o mix de serviços ofertados nas cidades em que já está presente, ao mesmo tempo que ocupa outros estados e cidades do Norte e Nordeste do país.
Redação SuperHiper