Como nova tecnologia, Super Adega reduz erros na operação de frente de caixa

Leia em 3min 10s

Atacarejo aprimora eficiência operacional ao agilizar e ter maior acuracidade nas operações, diminuindo inconsistências e problemas

 

O Super Adega, atacarejo com cinco lojas em Brasília (DF), tinha como desafio melhorar sua eficiência operacional, diminuindo erros na operação de frente de caixa e, consequentemente, as filas. Para solucionar este problema, a empresa decidiu implementar a tecnologia do EASiCash, da Inwave. O sistema conta com fiscalização remota que atua em tempo real e trouxe agilidade na frente de caixa, que diminuiu efetivamente as perdas.

 

Um dos maiores problemas  era, por exemplo, passar um pack de cerveja e uma só lata ser contabilizada. Além disso, quando um erro era detectado, a atendente demorava cerca de 4 a 5 minutos para cancelar, o que é comum para muitos varejistas. “Tínhamos também aquele cartão do fiscal para cancelamentos, que era muitas vezes compartilhado com o operador, e não dava para auditar se esse movimento foi realizado corretamente”, afirma o gerente de prevenção de perdas do Atacadista Super Adega, Kennedy Oliveira.

 

Para agilizar o processo e evitar erros no caixa, a empresa ao implantar a tecnologia, viu diminuir o tempo de um cancelamento do produto no checkout de 5 minutos para 30 ou 40 segundos. Contudo, esse tempo ainda poderia ser menor, porém o atacarejo optou por colocar fiscais de prevenção de perdas para monitorar o processo. Como consequência, a rede conseguiu reduzir 98% de ocorrências nos processos de validação dos fiscais de caixa (multiplicação, cancelamento de cupom, cancelamento de item etc.).

 

“Outro dia um cliente passou uma peça de carne, mas estava com o preço do pão. Assim o fiscal foi detectar o que tinha ocorrido e percebeu que quem pesou, passou na balança pães e esqueceu de mudar o código. Se tivéssemos apenas cancelado o produto, o erro poderia ocorrer mais vezes”, explica. “Hoje com o fiscal remoto no monitoramento, conseguimos atuar com o erro no momento da compra em todas as lojas”, disse.

 

Outra conquista foi a diminuição de filas o que traz cliente mais satisfeitos e a melhora no trabalho de todos. “Imagina que em média, temos 1.500 atendimentos por dia, e nos fins de semana cheio, chegam a 4.500 atendimentos. Com a operação anterior, de validação com os fiscais presencialmente na loja, ficavam filas no caixa e muitas vezes, tínhamos de correr no estacionamento para buscar mais carrinhos para quem chegava. Hoje isso não ocorre e podemos fazer o trabalho de forma mais tranquila, tanto em relação aos erros quanto em relação à auditoria”.

 

“O EASiCash atua na redução de perdas e aumento da eficiência na frente de caixa em uma mesma plataforma. Além do monitoramento das operações, o EASiCash possibilita a supervisão remota, pela qual diversas operações, que antes necessitavam do deslocamento de um fiscal fisicamente até o caixa, pode ser feita em poucos segundos a partir de uma Central. Ou como o Super Adega adotou brilhantemente, o uso do fiscal de prevenção de perdas para as validações de frente de caixa, além de monitorar as operações”, explica o diretor de marketing e vendas da Inwave, Adriano Sambugaro.

 

O EASiCash é um sistema web de monitoramento de frente de caixa com armazenamento em nuvem e pode ser acessado rapidamente via internet. O gestor tem acesso rápido e fácil a aos clipes das exceções ou ao vídeo completo do cupom em tempo real e pode pesquisar utilizando diversos filtros cruzando informações de produto, valor do item, valor do cupom, operação, etc. Tudo isso, torna a auditoria mais eficiente e ágil possibilitando que os problemas sejam sanados com o conhecimento de suas causas.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Sam’s Club inaugura loja na Barra da Tijuca (RJ)

Expansão do Clube de compras também contribui com a empregabilidade de jovens cariocas, formados pela Esco...

Veja mais
Supermercado Pinheiro abre mais de 200 vagas de emprego para nova loja em Fortaleza (CE)

Há diversas vagas disponíveis e os interessados devem entregar o currículo até o dia 25/10 ...

Veja mais
Instituto Assaí anuncia as 50 instituições sociais selecionadas pelo projeto Esporte e Cidadania

Iniciativa tem como objetivo apoiar pequenas organizações que ofertam a prática esportiva em comuni...

Veja mais
Amigão Supermercados inova ao usar IA para se comunicar com clientes

IA “Meu Amigão” fará interação com os clientes de uma maneira mais amigáv...

Veja mais
Em Nova York, um supermercado diferente

Wegman’s abre loja em Manhattan com quase 90% do espaço dedicado a foodservice. Foco é atender &agra...

Veja mais
Mercado de Proximidade: Cencosud inaugura 10ª loja física Spid no Rio de Janeiro

Unidade Glória oferece atendimento presencial e online, com entregas super-rápidas de itens de supermercad...

Veja mais
Bahamas realiza mutirão de contratação para público 50+

Por meio do programa Talento Não Tem Idade, rede supermercadista está contratando em Minas Gerais   ...

Veja mais
Grupo Dia a Dia inaugura 14ª loja no Distrito Federal

Localizada em Mestre d’Armas, a loja é a segunda em Planaltina (DF) e traz mix diversificado, com mais de 1...

Veja mais
DMA assume lojas do Carrefour

Varejista francesa devolve e repassa os equipamentos dos 16 imóveis O DMA, décimo maior do setor do var...

Veja mais