Varejista usa tecnologia para automatizar atividades de retaguarda, melhorar atendimento ao cliente e facilitar descoberta de produtos nas plataformas digitais
Por Renato Müller
O Walmart, maior varejista do mundo, está utilizando Inteligência Artificial para transformar toda a jornada de consumo de seus clientes. O destaque tem sido o uso de IA Generativa para automatizar atividades de back office, melhorar o relacionamento com os clientes e facilitar a descoberta de produtos no e-commerce da marca.
Em agosto, a empresa lançou o My Assistant, um aplicativo de uso interno para ajudar os colaboradores da rede em várias tarefas, como a marcação de reuniões, agendamento de viagens, pedidos de suprimentos e geração de relatórios. Mas as atividades de frente de loja também estão sendo transformadas com o uso de IA Generativa, especialmente para ajudar os clientes a encontrar, comparar e customizar produtos, além de auxiliar em compras complexas por meio de voz ou texto.
Um exemplo de como a IA Generativa facilita buscas mais complexas está na possibilidade de perguntar qual o melhor celular para uma criança de 10 anos. A Inteligência Artificial também está sendo usada em um chatbot que ajuda os clientes em projetos como o planejamento de uma festa de aniversário, a decoração da casa para o Natal ou a troca dos itens de cama para um quarto. O aplicativo de assistente de compras do Walmart está em desenvolvimento e deverá começar a ser testado com clientes antes da Black Friday.
Outro uso interessante da IA Generativa tem sido a criação de objetos 3D a partir de fotos de produtos, para que possam ser colocados em modelos virtuais ou em simulações de ambientes da casa. A ideia é permitir que os consumidores vejam mais claramente como um determinado móvel ou acessório ficaria em sua casa, tirando dúvidas e oferecendo uma melhor experiência de compra.
Com o uso da tecnologia, a varejista quer oferecer mais conveniência, variedade e personalização, facilitando a busca por produtos em seu site, aumentando a eficiência da operação digital e gerando mais resultados. “Para isso, estamos nos baseando em uma arquitetura de TI ampla e flexível, com vários fornecedores e sistemas bastante adaptáveis”, afirma Cheryl Ainoa, VP executiva global de tecnologia da rede.
Redação SuperHiper