Com IA Generativa, Walmart quer avançar no e-commerce

Leia em 2min

Varejista usa tecnologia para automatizar atividades de retaguarda, melhorar atendimento ao cliente e facilitar descoberta de produtos nas plataformas digitais

 

Por Renato Müller

 

O Walmart, maior varejista do mundo, está utilizando Inteligência Artificial para transformar toda a jornada de consumo de seus clientes. O destaque tem sido o uso de IA Generativa para automatizar atividades de back office, melhorar o relacionamento com os clientes e facilitar a descoberta de produtos no e-commerce da marca.

 

Em agosto, a empresa lançou o My Assistant, um aplicativo de uso interno para ajudar os colaboradores da rede em várias tarefas, como a marcação de reuniões, agendamento de viagens, pedidos de suprimentos e geração de relatórios. Mas as atividades de frente de loja também estão sendo transformadas com o uso de IA Generativa, especialmente para ajudar os clientes a encontrar, comparar e customizar produtos, além de auxiliar em compras complexas por meio de voz ou texto.

 

Um exemplo de como a IA Generativa facilita buscas mais complexas está na possibilidade de perguntar qual o melhor celular para uma criança de 10 anos. A Inteligência Artificial também está sendo usada em um chatbot que ajuda os clientes em projetos como o planejamento de uma festa de aniversário, a decoração da casa para o Natal ou a troca dos itens de cama para um quarto. O aplicativo de assistente de compras do Walmart está em desenvolvimento e deverá começar a ser testado com clientes antes da Black Friday.

 

Outro uso interessante da IA Generativa tem sido a criação de objetos 3D a partir de fotos de produtos, para que possam ser colocados em modelos virtuais ou em simulações de ambientes da casa. A ideia é permitir que os consumidores vejam mais claramente como um determinado móvel ou acessório ficaria em sua casa, tirando dúvidas e oferecendo uma melhor experiência de compra.

 

Com o uso da tecnologia, a varejista quer oferecer mais conveniência, variedade e personalização, facilitando a busca por produtos em seu site, aumentando a eficiência da operação digital e gerando mais resultados. “Para isso, estamos nos baseando em uma arquitetura de TI ampla e flexível, com vários fornecedores e sistemas bastante adaptáveis”, afirma Cheryl Ainoa, VP executiva global de tecnologia da rede.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Foz do Iguaçu ganha 1ª loja do Assaí Atacadista

A 10ª unidade do estado do Paraná gerou 500 novos empregos para o local e atenderá a região da...

Veja mais
Fort Atacadista e Comper contam com coleta de tampas de plástico para projeto social

Com o Tampamania, o material recolhido se transforma em cadeiras de rodas, andadores, muletas e fraldas geriátric...

Veja mais
Rede de Supermercados Pague Menos anuncia duas ações de empregos

Serão realizadas nas cidades de Campinas, no dia 24 de outubro, e em Santa Bárbara d’Oeste, dia 30 d...

Veja mais
Sam’s Club inaugura loja na Barra da Tijuca (RJ)

Expansão do Clube de compras também contribui com a empregabilidade de jovens cariocas, formados pela Esco...

Veja mais
Supermercado Pinheiro abre mais de 200 vagas de emprego para nova loja em Fortaleza (CE)

Há diversas vagas disponíveis e os interessados devem entregar o currículo até o dia 25/10 ...

Veja mais
Instituto Assaí anuncia as 50 instituições sociais selecionadas pelo projeto Esporte e Cidadania

Iniciativa tem como objetivo apoiar pequenas organizações que ofertam a prática esportiva em comuni...

Veja mais
Como nova tecnologia, Super Adega reduz erros na operação de frente de caixa

Atacarejo aprimora eficiência operacional ao agilizar e ter maior acuracidade nas operações, diminui...

Veja mais
Amigão Supermercados inova ao usar IA para se comunicar com clientes

IA “Meu Amigão” fará interação com os clientes de uma maneira mais amigáv...

Veja mais
Em Nova York, um supermercado diferente

Wegman’s abre loja em Manhattan com quase 90% do espaço dedicado a foodservice. Foco é atender &agra...

Veja mais