Atacadista está presente em 1 a cada 4 domicílios brasileiros e teve a maior margem EBTIDA do ano
O Assaí Atacadista registrou uma receita bruta de R$18,5 bilhões no terceiro trimestre de 2023, um crescimento de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que representa um valor de acréscimo de R$ 3,2 bilhões. Este número foi decorrente ao projeto de expansão da rede, que inaugurou 52 lojas nos últimos 12 meses, além da oferta promocional que a empresa proporcionou em seu 49º aniversário, a “Festa em Dobro”, e melhoria na experiência de compras, com agilidade na adaptação do sortimento e adequação dos serviços para atender às demandas regionais, que reflete na continuidade do crescimento de clientes – 73 milhões de tickets no período analisado, representando um aumento de 25%.
O atacadista ainda teve um lucro líquido de R$ 185 milhões, que foi impactado pelo elevado nível de taxa de juros, com queda de mais de 30% comparando ao ano passado (R$ 281 milhões). A despesa financeira total do trimestre foi de R$ 506 milhões, o que representa 3% das vendas. Além disso, a empresa teve o EBITDA Ajustado Pós-IFRS16 de R$ 1,2 bilhão no trimestre, R$ 201 milhões superior ao mesmo recorte do ano passado, correspondente a um aumento de 20%. A margem EBITDA Pós-IFRS16 atingiu 7,1%, a maior do ano.
“Nosso modelo diferenciado continua mostrando seu sucesso: no trimestre, tivemos crescimento de vendas acima de 20% e ganhos relevantes de market share. Mesmo em um contexto de alto investimento, geramos R$ 9,4 bilhões de caixa operacional desde 2021, o que evidencia a excelente qualidade da nossa expansão e a maturação acelerada das lojas convertidas de hipermercados – neste que é um dos maiores projetos executados na história do varejo brasileiro”, afirma o CEO do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes.
Pesquisa realizada pela NielsenIQ demonstrou que o Assaí Atacadista é a marca com maior penetração nos lares brasileiros, presente em 1 a cada 4 domicílios. O avanço constante da participação de mercado em diversas regiões evidencia a força da companhia e, neste trimestre, a bandeira inaugurou sua primeira unidade em Espírito Santo, com isso, a rede está presente em 24 dos 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal. Os investimentos atingiram R$ 1,7 bilhão nos últimos nove meses, com inaugurações previstas para o quarto trimestre desse ano e 2024. Ainda, 90% das antigas unidades do Extra já atuam como Assaí, sendo 59 lojas das 66 adquiridas.
“Chegamos à sua fase final, com 90% das lojas convertidas em operação, apresentando múltiplos de vendas e evolução da rentabilidade. Seguimos sendo destaque no segmento de cash and carry, e alcançamos faturamento de R$70 bilhões nos últimos 12 meses. Com a proximidade do encerramento do intenso ciclo de investimentos (em razão do projeto de conversões), e a contínua maturação das novas lojas, avançaremos no processo de desalavancagem”, finaliza o CEO.
Redação SuperHiper