No México, empresa coleta dados demográficos a partir de sinais digitais dos consumidores
Por Renato Müller
Em 173 supercenters e 180 clubes de atacado Sam’s Club no México, o Walmart adotou um sistema de sinalização digital e análise de dados que está no centro de suas operações de retail media. O grande diferencial, nesse caso, está no fato de que o sistema permite que a varejista direcione a publicidade aos clientes a partir de dados demográficos e de informações de tráfego nas lojas.
Com o uso de Inteligência Artificial, o sistema de retail media entende o perfil do cliente que está se aproximando e entrega uma publicidade personalizada. Já na entrada das lojas, uma câmera identifica o perfil do cliente (se é homem, mulher e a idade aproximada) e, a partir dessa informação, seleciona a publicidade que será mostrada em um telão nas proximidades.
Com a tecnologia em breve sendo instalada nos 20 Sam’s Club que ainda não possuem o recurso, o próximo passo será ampliar a quantidade de câmeras e displays dentro das lojas, em posições estratégicas e de acordo com a necessidade de impulsionar determinadas categorias no PDV. “O sistema tem uma câmera que faz a contagem do público e traz informações demográficas muito importantes, o que nos ajuda a oferecer estratégias segmentadas de acordo com os objetivos das campanhas de marketing”, afirma Jonatan Fasano, head de produto da unidade de mídia Walmart Connect no México.
Redação SuperHiper