O evento destacou a educação e a transformação na cadeia de valor como formas de combater o racismo
Em um trabalho contínuo na promoção da diversidade e inclusão no cenário empresarial, o 3º Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial 2023 reuniu, nos dias 16 e 17 de novembro, na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), líderes de grandes empresas, bem como autoridades, personalidades corporativas, acadêmicas e do ambiente legal para abordar temas fundamentais no ambiente corporativo, como a responsabilidade da transformação na cadeia de valor e o papel da educação para combater o racismo.
O Fórum faz parte da Virada da Consciência, organizada pela Universidade Zumbi dos Palmares, que está em sua 6ª edição, e contou com diversas atividades e ações voltadas no combate ao racismo e a discriminação, com programação que busca valorizar a cultura negra em diferentes frentes. “Ter o apoio de grandes organizações para a realização deste projeto é muito importante para pavimentar o caminho da equidade racial e diversidade”, diz o reitor da Zumbi dos Palmares, José Vicente.
O Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial, criado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, hoje, conta com a participação de 80 empresas e organizações apoiadoras que, juntas, somam um faturamento de R$1,3 trilhão e empregam mais de 4 milhões de pessoas no país. Reunidos em mesas de debates e painéis de temas abrangendo áreas cruciais como recursos humanos, integridade, comunicação, compliance e auditorias, líderes de empresas como Grupo Carrefour Brasil, Ambev, entre outras, discutiram formas de combater o racismo. A realização é da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, FIESP e Mover (Movimento pela Equidade Racial com apoio do Grupo Carrefour Brasil).
“Tamanho é responsabilidade. E responsabilidade é assumir compromissos. Movidos por essa convicção é que temos trabalhado para construir um futuro mais inclusivo, mais diversos e mais sustentável. Temos uma preocupação gigante em mobilizar e engajar nossos colaboradores, fornecedores e parceiros na causa antirracista e sabemos que para ampliar esse impacto é fundamental nos unirmos a parceiros que sejam referência na causa. Nosso apoio ao Fórum passa por esse papel de mobilização, estaremos lá com parceiros, colaboradores e fornecedores debatendo temas relevantes para o combate ao racismo no ambiente corporativo e também ouvir, aprender e evoluirmos juntos na nossa jornada de ser uma empresa cada vez mais diversa e sustentável”, explica VP de ESG, Comunicação e Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil, Maria Alicia Lima.
Redação SuperHiper