Walmart alerta sobre queda do consumo nos EUA

Leia em 2min 30s

Maior varejista do mundo vê recuo mais acentuado do consumo no fim de outubro e se mostra menos otimista para o Natal

 

Quando o maior varejista do mundo afirma estar “mais cauteloso hoje em relação ao consumidor do que estava 90 dias atrás”, é bom ficar de olho. O Walmart disse que percebeu uma queda mais acentuada das vendas nas últimas duas semanas de outubro e afirma estar menos otimista em relação ao comportamento das vendas na temporada de fim de ano.

 

Como a empresa responde por mais de 20% das vendas de alimentos e bebidas no varejo americano, segundo dados da Bloomberg Intelligence, o desaquecimento visto no mês passado pode apontar para um Natal bem menos aquecido do que o esperado anteriormente. E existem razões macroeconômicas para isso: as taxas de inflação continuam alta, os juros no mercado americano estão elevados para os padrões locais e a confiança do consumidor vem diminuindo – o que sempre impacta a disposição de comprar.

 

A análise pessimista do Walmart, divulgada na semana passada, é compartilhada por rivais como a Target, que continua a perceber um desaquecimento em categorias de produtos como móveis e vestuário. O CEO da Target, Brian Cornell, disse que os consumidores estavam adiando suas compras até o último minuto, evitando comprometer sua renda até que seja estritamente necessário. Um bom exemplo foi a compra de roupas de inverno somente quando o clima começou a esfriar, em vez de aproveitar o início da temporada (quando há mais opções nas araras das lojas).

 

Esse comportamento, típico de períodos recessivos, também se espalha em outros segmentos. A HelloFresh, de entrega de kits de refeições, reduziu na semana passada suas expectativas de lucro para o trimestre, por causa do menor número de novos clientes.

 

Para John David Rainey, diretor financeiro do Walmart, o custo dos empréstimos e a diminuição dos estoques de poupança estão compensando o efeito positivo da desaceleração da inflação nos últimos meses. Outro fator que pode estar impactando as famílias é a retomada dos pagamentos de empréstimos estudantis no início de outubro (a amortização de financiamentos tinha sido interrompida desde a pandemia): dados da Apollo Global Management, uma gestora de investimentos, mostram um aumento do percentual de famílias americanas com dificuldade em pagar as despesas domésticas.

 

Dados do governo americano mostram um desaquecimento das vendas do varejo como um todo. Segundo o US Census Bureau, as vendas em outubro avançaram 2,5% na comparação anual e caíram 0,1% sobre setembro – quando as vendas tinham subido 4,1% sobre 2022 e 0,9% em relação a agosto. “As condições financeiras ficaram mais apertadas nos últimos meses, mas esperamos a continuidade da resiliência dos consumidores durante a temporada de Natal”, disse Jack Kleinhenz, economista-chefe da National Retail Federation (NRF).

 

Redação SuperHiper 

Veja também

Supermercados Joanin abre novo centro de distribuição

O CD está localizado em São José dos Campos e recebeu um investimento de R$ 35 milhões &nbs...

Veja mais
Brasil Atacadista inaugura sua primeira unidade compacta em São José

Loja é uma conversão da bandeira do Supermercados Imperatriz e será inaugurada na próxima qu...

Veja mais
TikTok é espaço de venda e entretenimento para funcionários dos supermercados

Vídeos virais mostram o dia a dia de colaboradores em supermercados e anúncios promocionais de forma ...

Veja mais
Calor estimula consumo de sorvete, e Prezunic promove Festival

Com aumento da temperatura, indústria estima aumento de 30% nas vendas   Com temperaturas de ver&atil...

Veja mais
Assaí inaugura segunda loja em Duque de Caxias

Nova unidade gerou cerca de 500 empregos diretos e indiretos, e reforça a presença do atacadista na Baixad...

Veja mais
Delta Supermercados inaugura sua 12ª loja

Nova loja promete não ser apenas uma loja, mas uma experiência de compra ampliada   No dia 14 de nov...

Veja mais
ALDI é uma das maiores redes dos EUA e seguirá em crescimento

CEO Jason Hart explica como o supermercado planeja continuar em forte expansão   Os consumidores dos EUA q...

Veja mais
Rede Supermarket inaugura loja em Nova Friburgo

Nova unidade tem capacidade de atender 5 mil clientes diários   Nova Friburgo (RJ) acaba de ganhar mais um...

Veja mais
Coop investe R$ 42 milhões em nova unidade

Loja está localizada em Santo André (SP) e conta com um mix diversificado, em uma área de 2,4 mil m...

Veja mais