CEO do Tenda Atacado ressalta importância do combate ao racismo

Leia em 1min 50s

Em novo livro, Marcos Samaha questiona a baixa presença de líderes negros no mercado, além de enfatizar a luta antirracista

 

O autor Marcos Samaha, CEO do Tenda Atacado, destaca uma questão importante dentro do mundo corporativo brasileiro em seu novo livro, “O privilégio é branco: da negação ao racismo às práticas antirracistas“. Neste material, o autor questiona a baixa presença de líderes negros no mercado e, para responder essa questão, ele entrevistou 14 líderes organizacionais – homens, mulheres, brancos e negros – e revela os preconceitos e racismo que permeia esse universo, bem como a luta antirracista que vem acontecendo.

 

O objetivo  da pesquisa é entender a manifestação do racismo estrutural, por meio do privilégio branco sistêmico e das normas raciais nas companhias empresariais privadas. A investigação foi fundamentada na Teoria Racial Crítica e na Análise Crítica do Discurso, de Fairclough.

 

Na obra, Marcos ressalta que há uma normalização e uma legitimação de dinâmicas históricas, culturais, institucionais e interpessoais que dão vantagens à população branca, enquanto perpetuam desvantagens para a população negra. “Entre 2001 e 2015, a rara presença de executivos negros em 500 empresas analisadas pelo Instituto Ethos variou de 4,8% para 5,8%. A desproporcionalidade entre brancos e negros na liderança organizacional não evolui há décadas. Há uma lacuna na literatura relacionada ao privilégio branco sistêmico e às normas raciais implícitas no ambiente de trabalho, configuradas como barreiras para o avanço dos negros nas organizações”, revela o livro.

 

Samaha é presidente do Tenda Atacado desde 2018 e passou a se interessar pela temática há mais de uma década. Contudo, foi em 2018 que o assunto ganhou mais relevância para ele, em seu doutorado sobre sobre as manifestações do racismo estrutural sob a perspectiva de líderes organizacionais. Na empresa em que trabalha, ele incentiva as políticas de diversidade e inclusão, participa de diversos movimentos e acredita que as ações afirmativas trazem mudanças sociais no meio.

 

O lançamento do livro será lançado no dia 15 de dezembro, a partir das 18h30, na Livraria D’Placido – Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – 120 – Térreo).


Redação SuperHiper. 


Veja também

Enxuto é a primeira rede de SP com ponto para reciclagem de vidro

Em parceria com a Heineken, rede recebe máquina de reciclagem em sete unidades e visa estimular o descarte corret...

Veja mais
GPA revisa plano de expansão e muda prazo para inauguração de novas lojas

A previsão é de abrir 168 unidades de 2024 a 2026, entre lojas de proximidade e supermercados   O G...

Veja mais
Grupo Dia a Dia amplia serviços em loja do Novo Gama (GO)

A 12ª unidade da rede inaugura padaria, açougue e serviços de frango   Com novos serviç...

Veja mais
Grupo ABC inaugura mais uma loja e continua sua expansão em dezembro

Nova unidade é inaugurada em Itaúna (MG), e Perdões (MG) já se prepara para receber uma loja...

Veja mais
OXXO intensifica campanhas interativas por meio de Inteligência Artificial

Novo chatbot via WhatsApp tem seis vezes mais conversas com os usuários desde o lançamento   O OXXO...

Veja mais
Adiamento de compras de Natal afeta supermercados britânicos

Vendas de não alimentos caem 7% em novembro; consumidores batem recorde de compras em promoções e m...

Veja mais
Cultura do “eu mereço” faz aumentar o consumo de produtos indulgentes

Segundo pesquisa da Horus, 50,7% dos carrinhos são compostos por itens não saudáveis, com foco no s...

Veja mais
Inteligência Artificial orienta as vendas de fim de ano

Este é o momento em que o mercado se prepara para um período de festividades e é importante que o s...

Veja mais
Rede Supermarket inaugura primeira loja em Búzios e amplia presença na Região dos Lagos

Loja conta com um mix diversificado e terá diferentes ações durante a sua primeira semana de atua&c...

Veja mais