Inês Rossi chega para integrar o corpo executivo da empresa, formado por 70% de lideranças femininas
A partir de janeiro de 2024, a matemática Inês Rossi, profissional com passagem por empresas como Sociedade Brasileira de Metais, Abril Educação, Edições SM, Avianca, Casa Suíça, Big Brands e Saraiva, assume o cargo Chief Financial Officer (CFO) no Grupo Enxuto, empresa supermercadista com atuação no interior do estado de São Paulo e que hoje conta com mais de 40 unidades entre supermercados e lojas de proximidade nas cidades de Campinas, Cosmópolis, Limeira, Piracicaba e Rio Claro.
Inês possui mais de 30 anos de experiência com ênfase em liderança de melhoria de processos, planejamento e controle econômico-financeiro, estudo de viabilidade para novos negócios, produtos e serviços, melhoria da eficiência, gestão de mudança, formação de equipes e liderança de projetos de alta complexidade e M&A.
Currículo
A executiva carrega um currículo de peso, com passagens pela rede Saraiva de livrarias e papelarias entre 2022 e 2023 como Diretora Administrativa Financeira, e antes atuou na Big Brands Launcher Confecções (2020), Casa Suíça Alimentos (2015-2017), SM Group (2010-2015) e Ocean Air da Avianca (2008-2009). Durante 21 anos, Inês trabalhou na Abril Educação (atual Somos Educação).
“O Grupo Enxuto carrega em sua trajetória valores que eu admiro muito dentro de uma empresa, como o cuidado com o cliente final e a preocupação de desenvolver iniciativas que impactam não só no desenvolvimento da marca, mas na vida das pessoas, que ao longo dos 60 anos de existência da empresa colaboraram para construir o que o Enxuto é hoje. Estou muito animada e pronta para o desafio”, afirma a nova CFO do Enxuto.
Valmir Spinola, que estava interinamente acumulando a posição de Controller e CFO, continua no Grupo em sua posição original, com a Diretoria de Controladoria e Proteção do Lucro.
Mulheres na liderança
O CEO do Grupo Enxuto, Samuel Vanio Costa Junior, conta com entusiasmo que 70% do corpo executivo da empresa é composto por mulheres em posições de liderança. “Entendo que para entregar sempre o melhor para o cliente, temos de ter uma empresa olhando para dentro e esse é o papel do CFO. Assim garantimos através de funções bem definidas todas as entregas, desafios e expansão de forma estruturada que temos para 2024. Estamos animados com a chegada de Inês, e para nós, é uma honra receber em nosso time uma profissional tão competente como ela, com uma trajetória profissional inquestionável no mercado”, afirma o CEO que completa. “A chegada da Inês vem para reforçar nosso compromisso com a diversidade da empresa, trazendo cada vez mais mulheres para ocupar cargos no comitê executivo e que normalmente são liderados por homens, além de contribuir com a nossa visão holística do negócio”.
Referência em minimercados de proximidade, o Enxuto foi a primeira rede de supermercados a ter o carrinho inteligente na América Latina e colocou em prática, iniciativas como o caixa de bate-papo, para quem não está com pressa, o self-checkout para grandes compras e o cupom verde.
Recentemente o Grupo também inaugurou seu Centro de Distribuição de Proximidade, em Sumaré e fechou uma parceria com a Tamura Brasil, com objetivo de utilizar para abastecer 100% de suas operações, energia gerada em fazendas de painéis solares. Com a iniciativa além de minimizar o impacto ambiental de sua expansão a rede também consegue economizar até 15% nas contas de luz. Os planos de crescimento não param e a expectativa é que nos próximos dois anos o Grupo alcance 200 lojas do Enxuto Aqui em operação.
Sobre o Grupo Enxuto Supermercados
Com 60 anos de existência, o grupo supermercadista Enxuto já é conhecido no interior do estado de São Paulo e conta com mais de 40 lojas no modelo supermercado espalhadas pela região de Campinas, Cosmópolis, Itupeva, Limeira, Piracicaba e Rio Claro e no segmento de superproximidade com Enxuto Aqui instaladas em condomínios. Todas as lojas atendem os serviços de drive-thru e delivery.
A história da rede Enxuto teve início com o empreendedor, João Batista Gonçalves, em 1963. Ao chegar em Campinas, Gonçalves decidiu revender arroz, que ele comprava a granel, ensacado como “Arroz Enxuto”. Com o sucesso de vendas do produto, abriu um pequeno comércio, que vendia cerca de 100 produtos “secos e molhados”. Em seis anos, o pequeno negócio se tornou um supermercado e mais de 50 anos depois, uma empresa e marca consolidada na rede varejista do interior de São Paulo. No total, a empresa contabiliza 1,5 mil colaboradores e está pronta para expandir operações. “O Enxuto nunca teve a pretensão de ser o maior, mas sim o melhor no que se refere a atendimento ao cliente e qualidade de mercadoria”, costumava dizer João Batista Gonçalves, fundador da rede.
Redação SuperHiper