Tesco levanta R$ 4,3 bilhões com venda de braço financeiro

Leia em 1min 40s

Rede de supermercados vende fatia majoritária de seu banco para Barclays, mas mantém parte do negócio

 

Por Renato Müller

 

A Tesco, líder britânica de supermercados, anunciou a venda de uma participação majoritária de sua operação financeira Tesco Bank por £700 milhões (R$ 4,3 bilhões) para o grupo Barclays. A transação inclui as operações de cartão de crédito, poupança e empréstimos pessoais, mas segmentos como os gift cards, seguros e caixas eletrônicos continuarão com a varejista.

 

Pelo acordo, que também envolve uma parceria de 10 anos na venda de serviços financeiros no varejo, a Tesco receberá £50 milhões (R$ 312 milhões) anuais em royalties, além de participações na abertura de novas contas e associações ao programa de fidelidade Clubcard.

 

Para a Tesco, a transação ajuda a melhorar sua situação financeira e permite que a empresa amplie seu foco na operação de varejo. O balanço da Tesco deixará de contar com £6,7 bilhões (R$ 41,8 bilhões) em passivos financeiros e £7,7 bilhões (R$ 48,04 bilhões) em ativos intensivos em capital. Segundo a empresa, os lucros operacionais das operações financeiras que continuam com ela devem ser de cerca de £100 milhões (R$ 670 milhões) por ano.

 

A transação faz parte de um contexto mais amplo, em que as redes britânicas de supermercados estão se desfazendo de seus ativos financeiros para focar nos negócios de varejo. A Sainsbury, por exemplo, disse no mês passado que está receptiva a propostas por seu banco, lançado em 1997. Uma revisão estratégica da empresa considerou que o braço financeiro seria uma distração para a reorganização da varejista, que vem passando por um processo intenso de ajustes em suas operações mercantis.

 

Já a rede de lojas de conveniência Co-op vendeu, em 2017, sua participação final de 1% em seu banco, depois de quase ter ido à falência devido a problemas com a área de seguros da companhia no início da década passada. Desde 2013, o Co-op Bank é controlado por um fundo de investimentos.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Curitiba: ovos de Páscoa chegam aos supermercados da cidade antes do Carnaval

Na linha infantil, a Rede Condor conta com os ovos de personagens; já para o público adulto a aposta ser&a...

Veja mais
Retail Media: loja Spid se fantasia para receber foliões no Carnaval do Rio

Em parceria com Ambev, Cencosud Media oferece nova experiência a clientes   Além dos foliões,...

Veja mais
Minuto Pão de Açúcar chega à Jandira, SP

A cidade, na região metropolitana de São Paulo, recebe primeira unidade da rede   O GPA inaugurou a...

Veja mais
Dia transforma colaboradores em embaixadores de sua marca própria

“Melhor a Cada Dia” lança campanha, Dia Lovers, para reconhecer e celebrar a paixão de seus co...

Veja mais
Casino fecha acordo para vender lojas para o Carrefour

Unidades faziam parte de um pacote de estabelecimentos que será transferido ao Groupement Les Mousquetaire, mas a...

Veja mais
Rio: supermercados Mundial reinaugura loja Matoso

Unidade reabre com um conceito revitalizado e oferecendo maior conforto aos clientes   A rede de supermercad...

Veja mais
Komprão realiza Arena da Folia, em Balneário Piçarras e Garopaba

 Público poderá aproveitar atividades de lazer e temáticas de Carnaval gratuitamente   ...

Veja mais
Redes de retail media chegam às lojas de conveniência

No Reino Unido, Co-op amplia lista de varejistas que se transformam em plataformas de publicidade   Por Renato M&...

Veja mais
Rede Bistek anuncia intenção de abertura de novas lojas no RS

Como parte dos seu plano de expansão, a empresa prevê a criação de um novo centro de distribu...

Veja mais