Grupo Pão de Açúcar comemora sinais positivos em 2023

Leia em 2min 30s

No período foram abertas 61 novas lojas, sendo a maior parte delas de proximidade, com a bandeira Minuto Pão de Açúcar

 

Os resultados do Grupo Pão de Açúcar, apresentados nesta quinta-feira, 22, referentes ao quatro trimestre de 2023 mostram que a empresa segue no caminho certo.

 

Segundo a companhia, a melhora no resultado da empresa reflete o processo de ”tornaround” que o grupo colocou em ação a partir de fevereiro de 2022. “O ano de 2024 deve ser um período de aceleração dos ganhos verificados em 2023”, declarou Marcelo Pimentel, CEO do GPA, durante teleconferência com analistas e imprensa.

 

O resultado trouxe avanços em termos de rentabilidade e pode indicar tendências positivas para os próximos trimestres. “A ideia é ser fiel ao plano iniciado em 2022 e levar isso a 2024. O ano de 2023 foi início de colher resultados, mas temos que continuar porque não chegamos ao potencial que queremos chegar”, disse Pimentel.

 

A empresa superou desafios importantes, como a finalização da transição do extinto modelo de hipermercados. Foi realizado um forte trabalho com foco em rentabilidade, com a redução de despesas e de quebra. Além disso, ela conduziu um grande projeto de gestão de categorias, com o foco em colocar o produto certo na loja correta, chegando a um nível de disponibilidade do produto de 95%, benchmark para o varejo brasileiro.

 

Novas diretrizes para a sua atuação multicanal, transformando a loja física em um hub de distribuição de produtos, o retorno da expansão orgânica de lojas, o saneamento e a definição de metas únicas para toda a companhia, foram outras medidas adotadas. “Assim, todos juntos, trabalhamos em uma única direção, para alcançar um único resultado”, comentou o CEO.

 

A empresa registrou, no 4T23, um acréscimo de 0,3 p.p. em relação ao 4T22, segundo dados da Nielsen no mercado de autosserviço – o quinto trimestre consecutivo de avanço.

 

“Podemos celebrar o 4T23 também pela melhora de nossos indicadores de rentabilidade. Além do trabalho de controle de custos e despesas, redução de quebras e a adoção do Orçamento Base Zero, o sucesso do processo de venda de ativos não core foi fundamental para melhorar a estrutura de capital da companhia. O EBITDA ajustado, totalizou R$ 404 milhões, com margem de 7,7%, uma evolução de 1,8 p.p. vs. o ano anterior. Os indicadores financeiros demonstram que demos importantes passos em direção a um negócio cada vez mais saudável e com resultados consistentes e sustentáveis. Ainda, com a decisão de vendermos o restante de nossas ações no Éxito e a participação que detínhamos no capital da Cnova, voltamos a ser uma empresa 100% brasileira, focada no mercado alimentar nacional, muito mais preparada para continuar crescendo”, finalizou, Marcelo Pimentel.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Redes fazem processo seletivo para novas inaugurações

Serão 1400 vagas disponibilizadas pela Rede Assaí para todo País e 140 posições para ...

Veja mais
Carrefour apresenta balanço de 2023 com foco na reestruturação de lojas

Mercado ver mudanças de forma positiva, com o grupo “arrumando a casa” após aquisiç&ati...

Veja mais
Belmiro Gomes, CEO do Assaí, sobre 2023: “Ano marcante para a história da empresa”

Com aumento de vendas e ganho de market share, faturamento anual da companhia ultrapassa R$ 70 milhões   O...

Veja mais
COOP amplia benefícios para as comunidades e o meio ambiente

Em 2023, foram mais de 2.7 milhões de quilos de resíduos descartados corretamente e mais 1 milhão d...

Veja mais
Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Tubarão (SC)

Empreendimento conta com setor de padaria, açougue, farmácia, adega e muito mais   A primeira loja ...

Veja mais
Spani Atacadista anuncia a abertura de nova loja em São Paulo e Campinas

Com investimento de R$ 36 milhões, a empresa segue em ritmo de expansão; novas lojas devem gerar 400 empre...

Veja mais
Mercadinhos São Luiz é eleita melhor empresa para trabalhar

A premiação, validada pela pesquisa GPTW, foi realizada em São Paulo   O Mercadinhos S&...

Veja mais
Grupo Ítalo inaugura sua segunda loja Superdia em Francisco Beltrão (PR)

Com um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, o novo empreendimento reforça a presença da m...

Veja mais
Assaí lança novo logo em celebração aos 50 anos de marca

Batizada de “Sol do Amanhã”, a nova identidade visual homenageia a história do atacadista e tr...

Veja mais