Redes Mercadinho São Luiz, Super do Povo, Lagoa, Cometa e Mateus intensificam expansão no estado
O varejo alimentar do Ceará vive uma fase de intensa movimentação. As redes Mercadinho São Luiz, Super do Povo, Lagoa, Cometa e Grupo Mateus estão em expansão com muitas inaugurações ainda neste ano, além de projetos para 2025. Vale destacar que os novos estabelecimentos tendem a privilegiar dois formatos: proximidade, com foco em conveniência em áreas mais nobres, e atacarejo em locais mais periféricos e de menor poder aquisitivo. No caso do atacarejo, ele deve ser explorado tanto por redes locais (Mega Atacadista e Atacadão Lag) quanto nacionais (Atacadão, Assaí e Mix Mateus).
Mercadinho São Luiz
A cidade cearense de Sobral recebeu nesta quarta-feira (6) a primeira loja do Mercadinho São Luiz. Com isso, o Grupo São Luiz passa a ter 28 unidades em funcionamento, sendo 20 Mercadinho, sete no formato Mercadão e uma mini (na Praia de Iracema, que funciona em caráter experimental). Elas estão distribuídas na capital, Fortaleza (que concentra a maior parte dos estabelecimentos), e em outras cidades do Ceará: Crato, Juazeiro do Norte, Eusébio, Aquiraz e Sobral. Em novembro, mais uma unidade da bandeira Mercadão será inaugurada em Fortaleza, no bairro Castelão.
Localizada no Sobral Shopping e com uma área de 1.592.45 metros quadrados, a unidade traz uma estrutura moderna e mix variado com 13 mil itens para atender os consumidores da região. A nova loja marca a expansão do Grupo São Luiz para outras regiões do estado, empregando 137 colaboradores, dos quais mais de 90% são de Sobral.
“Estamos felizes com a abertura do Mercadinho São Luiz em Sobral, uma cidade acolhedora e com impacto econômico muito importante para o Ceará. Nossa unidade vem para fortalecer ainda mais a região, gerando emprego e renda, além de proporcionar o atendimento com o jeito de ser do São Luiz, tão conectado com os valores que constroem a nossa marca. Temos certeza de que este é um marco para nossa empresa”, afirma Fernando Ramalho, presidente do São Luiz.
Super do Povo
Nesta quinta-feira (7), a rede Super do Povo inaugurou em Fortaleza, uma unidade Do Povo Mini Market no bairro Joaquim Távora, no cruzamento da rua Monsenhor Bruno com a avenida Antônio Sales, área nobre da capital.
A nova loja é a segunda da empresa no modelo de minimercado com foco em proximidade e conveniência. A primeira foi aberta há quase um ano, em dezembro de 2023, no bairro Meireles, no cruzamento da rua Barbalha com a avenida Virgílio Távora. Para 2025, a empresa revelou que haverá novas lojas, e reafirmou que o Do Povo Mini Market está se expandindo.
Os planos do Super do Povo previam uma expansão consistente em Fortaleza até 2027, com a abertura de seis novas lojas entre supermercados e minimercados. Os estabelecimentos da rede estão inteiramente localizados na capital cearense, com a exceção de uma unidade no bairro Jurema, em Caucaia.
Além da futura unidade no Joaquim Távora – a décima loja da companhia na Grande Fortaleza – e a já existente no Meireles, ambas da bandeira Do Povo Mini Market, o Super do Povo possui unidades nos bairros Cambeba, Conjunto Ceará, Henrique Jorge, José Walter, Guararapes, Parque Dois Irmãos, Passaré, na capital; e na Jurema, em Caucaia.
Lagoa
O Grupo Lagoa abriu, nesta sexta-feira (8), mais uma unidade do Atacadão LAG. A loja de atacarejo fica na Avenida Leste-Oeste, na Barra do Ceará, e é a primeira da região neste formato. O empreendimento gerou 100 empregos diretos. Com uma área de 1.600 metros quadrados e estacionamento coberto, o espaço também conta com padaria e lanchonete.
Nos três primeiros dias de operação, de 8 a 10 de novembro, a loja oferecerá ofertas especiais e descontos em produtos de diversas categorias.
Fundado em 1991, o Grupo Lagoa possui 17 lojas físicas nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu, além de uma on-line. Dessas, 13 operam como supermercados (Super Lagoa), e quatro como atacarejos (Atacadão LAG). O grupo, que emprega 1,6 mil pessoas, faturou R$ 600 milhões em 2023.
Cometa
Como parte do plano de expansão que prevê a abertura de 40 lojas no Ceará até 2029, o Cometa Supermercados vai inaugurar uma nova bandeira de loja de conveniência: a Cometa Express. Será a primeira vez que a empresa atuará em uma bandeira diferente da tradicional e parte para o mercado de estabelecimentos de conveniência. A inspiração parte do modelo mexicano Oxxo em relação ao tamanho de loja. Mas o mix será diferente e incluirá seções, como hortifrúti e açougue.
A ideia é operar inicialmente em “modelo embrionário” com duas unidades no bairro Montese, em Fortaleza: uma na rua Barão de Sobral e outra na avenida Professor Gomes de Matos. A previsão é de que ambas já estejam em funcionamento no início de 2025, mas existe a expectativa de que pelo menos uma delas seja inaugurada neste ano.
Também, em breve, deverão ser abertas outras duas lojas na capital cearense com a bandeira Cometa nos bairros de Guararapes e José Bonifácio. Em paralelo, encontra-se em fase de estudo, a construção de um estabelecimento no bairro Praia do Futuro. A obra será executada no modelo “built to suit”, ou seja, feita de acordo com as necessidades do futuro ocupante do imóvel.
Atualmente com 39 unidades, os planos da rede varejista preveem chegar a bairros da Região Metropolitana de Fortaleza que ainda não são atendidos pela empresa ou ampliar a presença em locais considerados estratégicos. Do total de lojas do Cometa, são 37 estabelecimentos na capital, um em Eusébio (CE) e outro em Maracanaú (CE).
Grupo Mateus
Para o primeiro trimestre de 2025, é prevista a chegada do Hiper Mateus no cruzamento das avenidas Antônio Sales e Barão de Studart, no bairro Aldeota, em Fortaleza. Anteriormente, o espaço era ocupado por uma unidade do Carrefour.
Paralelamente, para expandir sua presença no Ceará, o Grupo Mateus pretende levar a bandeira Armazzem, por meio da qual opera minimercados, também ao estado no ano que vem. O modelo foi lançado há três anos e fica instalado em condomínios residenciais, postos de combustíveis ou empresas. Atualmente, os minimercados estão presentes em três estados: Maranhão, Pará e Piauí.
Em outubro deste ano, a rede inaugurou mais uma unidade do Mix Mateus e um Eletro Mateus no Ceará, em Fortaleza. Foi a segunda na unidade da capital cearense. A rede está presente atualmente nos bairros Henrique Jorge e José Walter.
Com essa inauguração, o grupo alcançou um total de 15 unidades no Ceará. O estado é o terceiro maior em operações do Grupo Mateus, ficando atrás do Maranhão e do Pará. Ao todo, a empresa está presente em nove estados, com 268 lojas, sendo 76 de varejo, 88 atacarejos e 104 no segmento eletro.
Com informações do Diário do Nordeste/ CNC/ConVisão