Unidade, com quase 2 mil metros quadrados de área construída, demandou aporte de R$ 20 milhões.
O grupo supermercadista Bahamas, com sede em Juiz de Fora (Zona da Mata) inaugurou sua 28ª loja no interior de Minas Gerais. A nova unidade fica em Cataguases, que passa a contar agora com dois estabelecimentos da rede. O empreendimento exigiu investimento de R$ 20 milhões, que incluiu a aquisição do galpão da antiga fábrica da Companhia Industrial Cataguases, que fica na região central da cidade de 70 mil habitantes. A loja ocupa uma área total de 5 mil metros quadrados, sendo 1.940 metros quadrados de área construída, além de estacionamento para 90 veículos, que será ampliado este mês para 170 vagas.
A nova unidade do Bahamas é a nona fora do município onde está situada a matriz e vai gerar 180 postos de trabalho. Como novidades, oferecerá etiquetas eletrônicas e atuação em comunicação por meio de televisores de tela plana e led. Segundo o gerente de Marketing da empresa, Nélson Júnior, a decisão de investir na cidade surgiu após um estudo para detectar o grande potencial de expansão dos negócios em Cataguases. "Nós tínhamos duas opções: expandir a atual loja, que já não atende à demanda, ou investir em uma nova. Escolhemos a segunda alternativa", disse.
O estabelecimento tem 15 check-outs e conta com padaria, açougue, setor de hortifrúti, departamentos e bazar. Além disso, o layout da loja dá grande espaço à área de frios e congelados e prioriza a circulação de clientes e a exposição de mercadorias. A montagem da unidade e o projeto final da obra foram elaborados dentro do "conceito Bahamas". Posteriormente, será construído um centro comercial junto à loja.
O novo aporte, cujo valor não foi informado, foi confirmado pelo diretor Comercial da rede, Jovino Campos. Segundo ele, a decisão foi tomada há pelo menos quatro anos, quando a empresa identificou a possibilidade de ampliação dos negócios no município. "Nós procuramos tomar a decisão com tranqüilidade, na expectativa de encontrar uma área que nos atendesse. Estamos felizes com o fechamento do negócio", completou. Para Campos, a segunda loja é fruto da confiança do grupo no potencial da cidade, fortalecendo mais a marca Bahamas na região.
Tombamento - Por estar localizada no centro, ocupando o galpão da antiga Companhia Industrial Cataguases, o projeto de construção da nova loja foi elaborado dentro das normas do tombamento do imóvel. A rede Bahamas manteve a fachada histórica, respeitando o tombamento e a preservação do imóvel. Além disso, todas as intervenções terão o conhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que acompanhou o processo de reforma do local.
Do total de 28 lojas do grupo Bahamas, 26 são de varejo e duas de atacado, sendo 18 em Juiz de Fora e o restante em Cataguases (duas), Ubá, Viçosa, Ponte Nova, Além Paraíba, São João del-Rei e Barbacena (duas). O grupo começou as atividades há mais de 25 anos.
No início, atuava no segmento de bares e depois inaugurou uma mercearia. Hoje ocupa a 20ª posição no ranking dos maiores supermercados do Brasil e a terceira em Minas, gerando pouco mais de 4.500 postos de trabalho diretos. Os investimentos vão além, já que a meta é chegar a 50 lojas em cinco anos.
Veículo: Diário do Comércio - MG