A rede atacadista Mart Minas Distribuição Ltda, com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), inaugurou ontem em Sete Lagoas, na região Central do Estado, mais uma unidade. Além do novo empreendimento, que demandou investimentos de R$ 13 milhões, o grupo pretende abrir neste ano mais quatro lojas no Estado, mediante aportes que superam a casa dos R$ 60 milhões.
De acordo com a gerente de Recursos Humanos da Mart Minas, Soraya Daher, o estabelecimento de Sete Lagoas tem 8,5 mil metros quadrados de área construída e 6,5 mil metros quadrados de estacionamento, e gerou cerca de 400 empregos, sendo 150 diretos e 250 indiretos. Ainda conforme ela, as obras da planta foram realizadas em tempo recorde, tendo começado em setembro do ano passado e finalizadas em apenas quatro meses.
"Estamos muito satisfeitos com a nova unidade, que vai atender a uma demanda bastante reprimida, já que a cidade tem 240 mil habitantes, mas é polo regional e atende uma população superior a 500 mil pessoas em 32 municípios", afirmou. Além disso, segundo ela, o empreendimento tem a vantagem de atender o atacado e o varejo. "Vamos suprir as necessidades tanto dos pequenos comerciantes da cidade e região como dos consumidores em geral", destacou Soraya.
Além da loja de Sete Lagoas, o grupo Mart Minas tem outras seis unidades: duas em Contagem e as demais em Governador Valadares (região do Rio Doce), Uberaba (Triângulo), Divinópolis (Centro-Oeste) e Juiz de Fora (Zona da Mata). Já as lojas previstas para serem inauguradas neste ano serão construídas em Uberlândia (Triângulo), Betim (RMBH), Contagem e Pouso Alegre (Sul de Minas). Segundo a gerente de RH da empresa, a previsão é de que estes empreendimentos gerem cerca de mil empregos.
Nos últimos anos, o Mart Minas vem mantendo um grande volume anual de investimentos e dobrou de tamanho nos últimos dois exercícios. Em 2010, a empresa destinou R$ 25 milhões à abertura de três lojas, o que levou a um acréscimo de cerca de 45% do faturamento naquele ano. A empresa não divulgou ainda o resultado de 2011, mas a expectativa é que a receita aumente no mesmo patamar de 2010.
Conforme Soraya, por atuar no atacado e no varejo, a manutenção do emprego e o aumento da renda das famílias contribuíram para o crescimento dos negócios, já que as pessoas passaram a ter maior poder de compra.
O grupo trabalha com um mix variado de produtos, que supera hoje 9 mil itens. E o carro-chefe das vendas é a linha de perecíveis, que responde por 35% do total comercializado. Destaque também para o setor de bomboniere, que inclui a venda de balas, doces e chicletes a preço de custo, que conquistou os mercados formal e informal, que não encontravam essas mercadorias a preços tão acessíveis.
Além disso, a venda de alguns produtos, como itens de material escolar, aumentam em janeiro, o que é tradicional em virtude do período de volta às aulas. Além disso, as bebidas (cerveja, suco, refrigerante e água) também se destacam devido ao aumento da temperatura.
Veículo: Diário do Comércio - MG