Das dez empresas latino-americanas listadas entre as 250 maiores redes varejistas, sete registraram aumento de dois dígitos no último ano. O primeiro colocado no ranking da América Latina é o brasileiro Grupo Pão de Açúcar. A rede, inclusive, ocupa atualmente o 45º lugar entre as maiores em nível global.
A informação é da 15ª edição d' "Os Poderosos do Varejo Global", estudo anual desenvolvido pela Deloitte Touche Tohmatsu em parceria com a Stores Media. Segundo a pesquisa, pelo menos 80% dessas empresas viram um aumento representativo de suas vendas, sendo o incremento registrado em 2009 de apenas 1,2%.
Outro dado relevante é o do crescimento das vendas nessas varejistas, que chegou a 5,3% no período fiscal de 2010 - e que para algumas empresas se estendeu até o mês de junho de 2011. Também entre os dez primeiros colocados regionais se encontra outra empresa com atuação no País, a Lojas Americanas, que ocupa a 5ª posição local e o 158º lugar no ranking mundial.
"Nosso país se mostra forte no setor varejista. Para o próximo ano, considerando todas as mudanças em nossa economia, existe uma grande probabilidade de termos outras empresas brasileiras na pesquisa", diz Reynaldo Saad, sócio-diretor da Deloitte.
Enquanto isso, a América do Norte sofreu queda na participação, com alta abaixo da média. Ainda assim, entre as 25 primeiras, 10 são dos Estados Unidos, assim como a liderança do grupo Wal-Mart, seguido pelo francês Carrefour e pela britânica Tesco.
Veículo: DCI