Quinta maior supermercadista do Brasil, atrás de Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Ceconsud, a rede gaúcha Zaffari estima crescer 7,5% acima da inflação este ano, informou ontem o diretor de expansão da empresa, Cláudio Luiz Zaffari. Em 2011, o grupo apurou receita bruta de R$ 2,9 bilhões, com crescimento nominal de 16,9% e real de 9,8% (descontada a variação do IPCA) em relação ao ano anterior.
O faturamento inclui os 29 supermercados e hipermercados das bandeiras Zaffari e Bourbon em operação no ano passado. Ficam de fora os aluguéis cobrados das lojas instaladas nos shoppings da empresa em Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, além de São Paulo.
O número de unidades de autosserviço não se alterou em 2011, mas amanhã a varejista inaugura o seu 10º hipermercado (a 30ª loja, incluindo os supermercados) no Bourbon Wallig - o oitavo shopping da rede -, na zona norte de Porto Alegre. O empreendimento, lançado em março de 2010, exigiu investimentos de R$ 270 milhões e prevê um fluxo diário de 20 a 30 mil pessoas.
O shopping terá 230 lojas, oito salas de cinema, incluindo a primeira com tecnologia IMAX no Estado, além de outras operações. Segundo Zaffari, 72% da área bruta locável de 45,6 mil metros quadrados estarão em operação na abertura. O restante deverá ser ocupado até agosto, enquanto os cinemas deverão funcionar até o fim de julho.
Conforme o executivo, a definição do segundo empreendimento da rede em São Paulo depende da avaliação dos impactos da construção da linha 17 Ouro do Metrô, que usará o monotrilho para ligar o aeroporto de Congonhas ao bairro do Morumbi e deve estar concluída até 2014. "Estamos esperando isso para definir as características do equipamento", disse Zaffari, sem mencionar prazos nem se o plano é erguer um supermercado isolado ou um shopping center associado a um hipermercado.
A varejista dispõe de 32 mil metros quadrados na avenida Chucri Zaidan, um prolongamento da Luiz Carlos Berrini, na zona Sul da cidade, para construir a nova unidade. Também está procurando outros terrenos para futuros projetos, depois que a área de cerca de 170 mil metros quadrados na rua do Oratório, no bairro da Mooca, foi desapropriada para fazer parte da expansão da linha 2 Verde do Metrô, explicou o diretor. O Metrô informou que as indenizações pagas ao Zaffari em 2010 e 2011 chegaram a R$ 120 milhões.
Conforme o diretor da varejista, o trânsito é "um dos muitos desafios" na capital paulista e a construção de uma linha metroviária muda as condições do novo empreendimento. A única unidade da rede na cidade até agora é o shopping Bourbon São Paulo, inaugurado no bairro da Pompéia em 2008 e onde opera um hipermercado Zaffari, mas a implantação de novos projetos é vista como uma forma de obter ganhos logísticos.
O executivo disse ainda que a varejista já tem projetados dois novos supermercados de vizinhança em Porto Alegre, com áreas de vendas de 1,4 mil a 1,5 mil metros quadrados, que poderão ser abertos em 2013 com investimentos de R$ 50 milhões. Outra operação, que não foi especificada, poderá ser aberta ainda em 2012.
Veículo: Valor Econômico