Por Margareth Meza*
O Walmart apresentou hoje (26/02), em almoço para a imprensa, os lançamentos de marca própria para a Páscoa. O mix sazonal contará com três opções de bacalhau dessalgado congelado, com ovos da licença infantil Gogo's em versões de 110 e 160 gramas e com a linha de ovos Gift com peso de 180 gramas e quatro sabores.
Como sugere o nome (presente, em inglês), esta última foi desenvolvida para presentear e ser reutilizável por vir em caixas que se transformam em porta-retratos, porta-DVDs e porta-objetos. "Apostamos alto e esperamos que as vendas em valor de ovos cresçam 30% no comparativo com a Páscoa anterior", revelou o diretor de marcas próprias do Walmart Brasil, Antônio Sá.
A comercialização das marcas próprias da rede parece ir de vento e polpa. No almoço, o executivo divulgou que a expectativa é crescer 20% em receita com todo o portfólio este ano. A comparação é feita sobre uma base forte, a de 2012, ano em que houve expansão de 10%. Com o intuito de mostrar o valor deste mix composto por mais de 1,5 mil produtos de 40 categorias, o almoço foi preparado somente com ingredientes das marcas próprias.
A rede convidou o Chef Rogério Fernandes para elaborar um cardápio sofisticado que incluiu petisco, entrada, dois pratos principais e uma sobremesa. "A refeição teve custo de apenas R$ 15 por pessoa e é prova de que é possível eleger preparações inovadoras e saudáveis a um custo baixo", disse Sá.
Além de proporcionar estes atributos, os lançamentos levam em conta o pilar da sustentabilidade, segundo o executivo. Os bacalhaus, disponíveis nas variedades Gadus Morhua, Macrocephalus e Polaca do Alasca, são da marca Bom Preço e certificados pelo Marine Stewardship Council, que atesta a pesca sustentável. Nas embalagens dos ovos é utilizado material certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC).
O Walmart tem cinco marcas próprias, todas desenvolvidas com premissa em sustentabilidade, qualidade e ética, de acordo com Sá. "Todos os fornecedores são auditados para checarmos se os processos adotados por eles são éticos", reforçou. Bom Preço, Equate, Great Value, Sentir Bem e +EKonômico são os players da varejista.
* Margareth Meza é repórter da Revista SuperHiper, publicação da Abras