A empresa chilena Cencosud, quarta maior varejista de supermercados do país, dá um novo passo no sentido de integrar as suas operações e, com isso, reduzir despesas e torná-la mais rentável no Brasil. A companhia confirmou ontem que irá abrir um escritório central em São Paulo, transferindo executivos de atuação nacional do escritório de Salvador (BA) para a capital paulista. O diretor presidente da empresa no país, Silvio Pedra, deixará a capital baiana e virá para São Paulo. A empresa informa que os escritórios regionais, em cidades do Nordeste e no Rio de Janeiro, serão mantidos.
A informação foi antecipada ontem pelo jornal chileno "Diario Financiero". A ideia é centralizar as tomadas de decisões em São Paulo, onde estão as sedes dos principais fornecedores da companhia, além de concorrentes como Walmart e Pão de Açúcar. O escritório ficará localizado na região da avenida Luiz Carlos Berrini, zona sul de São Paulo, informou a rede ao Valor.
Segundo uma fonte próxima à empresa, a expectativa é que o comando ganhe agilidade na tomada de decisões, concentrando a gestão numa região mais central do país. Como atua em capitais distantes entre si, e a direção estava em Salvador, a distância dificultava um acesso mais rápido a algumas regiões. A Cencosud tem pouco mais de 200 lojas em oito estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe).
Há uma expectativa no setor de que o grupo possa abrir lojas ou um centro de distribuição no mercado paulista após a decisão de migrar o comando, mas a empresa não confirma se há um plano nesse sentido. O mercado de São Paulo, apesar da forte competição, registra o maior volume de vendas do varejo brasileiro. Analistas entendem que não é possível para a Cencosud ganhar escala e diluir despesas se ficar fora de São Paulo. O grupo controla as redes Bretas (MG), Mercantil Rodrigues (BA), Prezunic (RJ), G. Barbosa (SE) e Perini (BA), adquiridas desde 2007.
A varejista precisa avançar em seu processo de integração dos negócios adquiridos se quiser ter uma operação mais eficiente e rentável. O próprio comando na matriz já admitiu a importância da união das empresas compradas no Brasil, que passarão a operar os mesmos sistema de tecnologia, CNPJ e centros de distribuição ao fim desse processo. A receita líquida da Cencosud no Brasil caiu 4,9% de janeiro a março sobre 2012. A companhia não informa se registra lucro ou prejuízo no país.
Veículo: Valor Econômico