Cencosud transfere comando para São Paulo para acelerar integração

Leia em 2min

A empresa chilena Cencosud, quarta maior varejista de supermercados do país, dá um novo passo no sentido de integrar as suas operações e, com isso, reduzir despesas e torná-la mais rentável no Brasil. A companhia confirmou ontem que irá abrir um escritório central em São Paulo, transferindo executivos de atuação nacional do escritório de Salvador (BA) para a capital paulista. O diretor presidente da empresa no país, Silvio Pedra, deixará a capital baiana e virá para São Paulo. A empresa informa que os escritórios regionais, em cidades do Nordeste e no Rio de Janeiro, serão mantidos.

A informação foi antecipada ontem pelo jornal chileno "Diario Financiero". A ideia é centralizar as tomadas de decisões em São Paulo, onde estão as sedes dos principais fornecedores da companhia, além de concorrentes como Walmart e Pão de Açúcar. O escritório ficará localizado na região da avenida Luiz Carlos Berrini, zona sul de São Paulo, informou a rede ao Valor.

Segundo uma fonte próxima à empresa, a expectativa é que o comando ganhe agilidade na tomada de decisões, concentrando a gestão numa região mais central do país. Como atua em capitais distantes entre si, e a direção estava em Salvador, a distância dificultava um acesso mais rápido a algumas regiões. A Cencosud tem pouco mais de 200 lojas em oito estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe).

Há uma expectativa no setor de que o grupo possa abrir lojas ou um centro de distribuição no mercado paulista após a decisão de migrar o comando, mas a empresa não confirma se há um plano nesse sentido. O mercado de São Paulo, apesar da forte competição, registra o maior volume de vendas do varejo brasileiro. Analistas entendem que não é possível para a Cencosud ganhar escala e diluir despesas se ficar fora de São Paulo. O grupo controla as redes Bretas (MG), Mercantil Rodrigues (BA), Prezunic (RJ), G. Barbosa (SE) e Perini (BA), adquiridas desde 2007.

A varejista precisa avançar em seu processo de integração dos negócios adquiridos se quiser ter uma operação mais eficiente e rentável. O próprio comando na matriz já admitiu a importância da união das empresas compradas no Brasil, que passarão a operar os mesmos sistema de tecnologia, CNPJ e centros de distribuição ao fim desse processo. A receita líquida da Cencosud no Brasil caiu 4,9% de janeiro a março sobre 2012. A companhia não informa se registra lucro ou prejuízo no país.




Veículo: Valor Econômico


Veja também

Walmart inaugura hoje o primeiro hipermercado da cidade de Assis

• Com um investimento de R$40 milhões, loja será inaugurada amanhã, 06 de junho• Empreend...

Veja mais
Menos sacolas plásticas

Hoje é Dia Sem Sacola Plástica nas unidades da Cooper. A ideia é incentivar entre os clientes o uso...

Veja mais
Confiança Supermercados projeta aumento nas vendas juninas

Pular fogueira, estender bandeirinhas, estourar pipoca, fazer quentão são tradições nos mese...

Veja mais
Dori prevê alta em ítem junino

A rede Dori anunciou ontem (3) planos de incrementar as vendas  para festas juninas. A perspectiva da empresa &eacu...

Veja mais
Sam´s Club aumenta vendas

O Sam's Club registrou nos últimos quatro dias um significativo aumento na venda de cobertores, mantas e edredons...

Veja mais
Vendas de produtos juninos

O Walmart espera alta de 25% nas vendas dos produtos juninos de marca própria em 2013. A linha Bom Preço t...

Veja mais
Coop reúne fãs de vinho no ABC

A Coop (Cooperativa de Consumo) realizará no próximo dia 8 o III Encontro Coop de Vinho, no Espaço ...

Veja mais
Dia abre loja conceito em Jaú

A rede de supermercados Dia inaugura na última semana um novo modelo de loja na cidade de Jaú, interior de...

Veja mais
Carrefour vai remover caixas eletrônicos de 17 estabelecimentos de BH

A rede Carrefour de supermercados decidiu retirar todos os caixas eletrônicos de suas 17 lojas de bairro localizad...

Veja mais