Supermercados comemoram chegada das festas juninas

Leia em 2min 40s

A animação das Festas Juninas está presente também na rede supermercadista paulista, confirmam os dados divulgados pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), que projeta crescimento de 5% na venda de produtos típicos da época, entre junho e julho. Itens que formam a base das receitas juninas tais como amendoim, pipoca, canjica, milho, quentão, vinho quente e pinhão deverão crescer entre 10% a 15%, segundo a entidade.

O efeito sazonal causado pelas comemorações e o maior fluxo de consumidores nas lojas contribuem para o bom desempenho do setor, impulsionando, também, a comercialização de outros produtos, como carnes, queijos e bebidas em geral.

Para a indústria de alimentos típicos de Festas Juninas, as vendas nos meses de junho e julho representam uma parcela significativa na comercialização anual dos produtos. Por isso, investem em decoração e exposição nos supermercados para atraírem os consumidores. "Este período é uma boa oportunidade para o lançamento de produtos, ações promocionais e degustações, o que alavanca as vendas", diz Rodrigo Mariano, gerente de Economia e Pesquisa da Apas.

Um bom exemplo dessa iniciativa são as campanhas, que com criatividade, coloriram o São João de verde amarelo, atrelando as festas à realização da Copa das Confederações. Na região de Bauru, a agência House Criativa investiu nessa ideia. A empresa é responsável pela conta de três regionais da Apas (Bauru, Araçatuba e Marília), que juntas somam 194 associadas com faturamento registrado em 2011 acima de R$ 4 bilhões, nas 522 lojas espalhadas por 142 cidades. Segundo a diretora de arte da House, Elisangela Barduzzi, uma das estratégicas eficientes de marketing é se aproximar ao máximo de seu cliente, comunicar de forma direcionada. Ela explica que uma campanha precisa ter elementos, formas, que façam parte do dia a dia do consumidor. "E quando falamos de futebol é difícil pensar em outra coisa: o consumidor está envolvido, apto para receber informações de tudo que remeta sobre o assunto. Usar o tema "Copa" nas campanhas de uma empresa é colocar em prática uma estratégica forte e certeira", resume Elisangela.

Os consumidores não serão surpreendidos com a alta dos valores em virtude dos preços mais competitivos, pois as empresas os negociam de maneira intensiva junto à indústria.

Calendário

O comércio varejista seguindo o calendário das datas comemorativas como Dia das Mães, dos Namorados assim como o Dia dos Pais, organiza a cada ano campanhas mais atraentes oferecendo preços promocionais para quem quer presentear. Neste mês de junho o aumento nas vendas veio em dose dupla, já que Santo Antonio inaugura o período das Festas Juninas junto com o Dia dos Namorados. De acordo com a sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 69,7% dos paulistanos demonstraram intenção de comprar presente no Dia dos Namorados, uma das datas que mais movimenta o varejo paulistano. O valor médio de cada presente gira em torno de R$ 64, porém, a maioria dos consumidores (68,1%) pretende gastar mais de R$ 70 nas compras. O levantamento aponta que 75,7% costumam pesquisar antes de decidir qual presente comprar.



Veículo: DCI


Veja também

Via Varejo autoriza oferta de units

O conselho de administração da Via Varejo, empresa do Grupo Pão de Açúcar (GPA) forma...

Veja mais
Viavarejo confirma IPO para vender ações da família Klein

Os Klein pretendem se desfazer de um terço de suas ações na empresa controlada pelo Pão de A...

Veja mais
Pão de Açúcar vai esperar ofertas para decidir venda do Audax

O Grupo Pão de Açúcar decidiu aguardar a chegada de propostas para decidir o futuro de seus times A...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar irá participar do programa Minha Casa Minha Vida

O Grupo Pão de Açúcar, com todas as suas redes de comércio de eletroeletrônicos e m&oa...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar entra em shoppings

O Grupo Pão de Açúcar entra oficialmente amanhã numa nova área de atuaçã...

Veja mais
Todos os homens do presidente

Conheça a equipe responsável pela execução da estratégia que levou o grupo Pão...

Veja mais
A vida pode começar aos 76

Entrevista com Abílio DinizRecém-saído do Pão de Açúcar depois de mais de uma ...

Veja mais
Pão de Açúcar vai se expandir no País com minimercados

Grupo planeja investir R$ 2 bilhões em 2013 para entrar em novos Estados, diz o presidente Enéas PestanaO ...

Veja mais
Casino contrata Iabrudi, ex-Telemar, e reforça time

Controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA), o Casino contratou o brasileiro Ronaldo Iabrudi, ex- Tele...

Veja mais