A animação das Festas Juninas está presente também na rede supermercadista paulista, confirmam os dados divulgados pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), que projeta crescimento de 5% na venda de produtos típicos da época, entre junho e julho. Itens que formam a base das receitas juninas tais como amendoim, pipoca, canjica, milho, quentão, vinho quente e pinhão deverão crescer entre 10% a 15%, segundo a entidade.
O efeito sazonal causado pelas comemorações e o maior fluxo de consumidores nas lojas contribuem para o bom desempenho do setor, impulsionando, também, a comercialização de outros produtos, como carnes, queijos e bebidas em geral.
Para a indústria de alimentos típicos de Festas Juninas, as vendas nos meses de junho e julho representam uma parcela significativa na comercialização anual dos produtos. Por isso, investem em decoração e exposição nos supermercados para atraírem os consumidores. "Este período é uma boa oportunidade para o lançamento de produtos, ações promocionais e degustações, o que alavanca as vendas", diz Rodrigo Mariano, gerente de Economia e Pesquisa da Apas.
Um bom exemplo dessa iniciativa são as campanhas, que com criatividade, coloriram o São João de verde amarelo, atrelando as festas à realização da Copa das Confederações. Na região de Bauru, a agência House Criativa investiu nessa ideia. A empresa é responsável pela conta de três regionais da Apas (Bauru, Araçatuba e Marília), que juntas somam 194 associadas com faturamento registrado em 2011 acima de R$ 4 bilhões, nas 522 lojas espalhadas por 142 cidades. Segundo a diretora de arte da House, Elisangela Barduzzi, uma das estratégicas eficientes de marketing é se aproximar ao máximo de seu cliente, comunicar de forma direcionada. Ela explica que uma campanha precisa ter elementos, formas, que façam parte do dia a dia do consumidor. "E quando falamos de futebol é difícil pensar em outra coisa: o consumidor está envolvido, apto para receber informações de tudo que remeta sobre o assunto. Usar o tema "Copa" nas campanhas de uma empresa é colocar em prática uma estratégica forte e certeira", resume Elisangela.
Os consumidores não serão surpreendidos com a alta dos valores em virtude dos preços mais competitivos, pois as empresas os negociam de maneira intensiva junto à indústria.
Calendário
O comércio varejista seguindo o calendário das datas comemorativas como Dia das Mães, dos Namorados assim como o Dia dos Pais, organiza a cada ano campanhas mais atraentes oferecendo preços promocionais para quem quer presentear. Neste mês de junho o aumento nas vendas veio em dose dupla, já que Santo Antonio inaugura o período das Festas Juninas junto com o Dia dos Namorados. De acordo com a sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 69,7% dos paulistanos demonstraram intenção de comprar presente no Dia dos Namorados, uma das datas que mais movimenta o varejo paulistano. O valor médio de cada presente gira em torno de R$ 64, porém, a maioria dos consumidores (68,1%) pretende gastar mais de R$ 70 nas compras. O levantamento aponta que 75,7% costumam pesquisar antes de decidir qual presente comprar.
Veículo: DCI