Walmart tem prejuízo operacional no país

Leia em 2min 40s

Maior empresa de varejo do mundo, com quase meio trilhão de dólares em vendas anuais, o Walmart tem registrado números fracos no Brasil. Num período em que a rede muda o seu comando do país (sai Marcos Samaha e entra Guilherme Loureiro em 31 de agosto), na busca de um presidente com uma "nova visão", a companhia entregou tímida alta nas vendas, queda no tráfego e prejuízo operacional no segundo trimestre. Os resultados mostram desempenho abaixo de seus concorrentes, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour.

Segundo números apresentados ontem, em teleconferência do comando da rede no mundo, houve expansão nas vendas líquidas no país de 2,8% de abril a junho (o Pão de Açúcar apurou alta de 10,6% e o Carrefour, 9,5%) e as vendas "mesmas lojas" (abertas há mais de um ano) aumentaram 1,1%. No GPA Alimentar, a alta foi de 4,8% e no Carrefour, a expansão foi de 7,1%, puxada pelo Atacadão.

Como as despesas operacionais no Brasil cresceram de forma mais acelerada que a receita, a empresa teve prejuízo operacional, disse Doug McMillon, presidente do Walmart International, sem informar a razão da alta nos gastos. "A receita foi afetada pelo período de Páscoa, que acabou antecipada para o primeiro trimestre", disse McMillon. "Continuamos a nos concentrar em ganhos de produtividade, a fim de investir as economias [criadas com isso] no preço e impulsionar as vendas". O executivo disse que os resultados no atacado ficaram abaixo do esperado, em referência à operação de Sam's Club. A bandeira Maxxi Atacado está com resultados positivos.

Foi apurado ainda um aumento no tíquete médio de 6,6%, em linha com a inflação em 12 meses, mas o tráfego de pessoas nas lojas caiu 5,5%. A margem bruta subiu 0,5 ponto (a taxa não é informada). O grupo é dono das redes Bompreço, Big, Mercadorama, Sam's Club, Maxxi Atacado e Todo Dia.

No primeiro trimestre, o desempenho do Walmart já havia sido menor que o de Pão de Açúcar e Carrefour, com alta de 3,7% nas vendas "mesmas lojas" e de 5,5% nas vendas totais. A varejista americana informa que apurou "leve" lucro operacional no período.

Há uma questão a ser considerada no cenário atual do grupo. Com 557 lojas no país, a varejista informou em setembro de 2012 que abriria menos pontos para se concentrar na integração de redes compradas no passado e na implantação projeto "preço baixo todo dia", política comercial global do grupo que prevê preços mais estáveis e menos promoções. Além de possíveis efeitos das integrações nos resultados, e de ajustes que podem ter ocorrido com a adoção do "preço baixo todo dia", quando uma cadeia abre menos pontos, registra venda menor.

A empresa tende a sentir menos impactos em margens (porque lojas novas dão descontos para atrair tráfego), mas cresce menos em receita, já que a base de lojas não sobe. O Walmart pode ter sentido isso também. O grupo prevê abrir 22 unidades em 2013 e reformar 43.

McMillon ressaltou ontem os bons números da operação on-line no país. Disse que a empresa passou do oitavo site mais visitado em outubro de 2012 para o primeiro agora, citando a empresa de pesquisas comScore, e as vendas cresceram mais de 50%.



Veículo: valor Econômico


Veja também

Procon autua supermercados na Pituba e Barros Reis

O Procon-BA autuou o supermercado Hiper Bompreço, da Pituba, e o Atakadão, na Barros Reis, em Salvador, po...

Veja mais
Rede de Supermercado lucra US$ 4,07 bi no 2º trimestre fiscal

O lucro da varejista norte-americana Walmart cresceu 1,3% no segundo trimestre fiscal deste ano, encerrado em 31 de julh...

Veja mais
Walmart anuncia novo presidente da rede no Brasil

Guilherme Loureiro será o novo Presidente e CEO da empresa no país, sucedendo a Marcos Samaha que decidiu ...

Veja mais
Loureiro, ex-Unilever, é o novo presidente de rede de supermercado

Marcos Samaha deixou o comando do Walmart Brasil, cargo que ocupava desde setembro de 2010. Guilherme Loureiro, ex- Unil...

Veja mais
Ópera nas compras

O Hippo, rede de supermercados de Florianópolis voltada ao público A e B, comemora 16 anos de forma difere...

Veja mais
Com parceiro local, rede de supermercado mira expansão no mercado africano

Para dar conta da demanda reprimida de um mercado promissor, rede francesa foca em estratégia com expertise regio...

Veja mais
Rede de supermercados tem plano para chegar a R$ 1 bi

Há dois principais projetos em desenvolvimento pelo comando da rede de supermercados St. Marche, previstos para e...

Veja mais
Redes apostam em mercados e metrôs para abrir novas lojas

Quiosques e lojas dentro de supermercados e estações do metrô se tornam a cada dia opçõ...

Veja mais
Giassi promove café em comemoração ao Dia dos Pais

A Central Administrativa do Giassi reuniu 150 pais para um café da manhã especial nesta sexta-feira, dia 9...

Veja mais