O primeiro semestre do grupo supermercadista francês Carrefour foi positivo, em especial na operação nacional. O Brasil continua a apresentar bons resultados em função do crescimento das vendas nas operações e do bom controle das despesas gerais, mesmo o País estando em um contexto de inflação sobre a massa salarial.
A receita operacional do Carrefour na América Latina - países esses que vinham ajudando a empresa na sua recuperação de lucros - recuou 6% no primeiro semestre de 2013, para 217 milhões de euros, frente a 231 milhões de euros no mesmo período do ano passado.
O crescimento das vendas a taxas de câmbio constantes na América Latina foi de 13,3% entre janeiro e junho deste ano, chegando a 6,95 bilhões de euros. O efeito cambial foi fortemente negativo no primeiro semestre. A lucratividade no Brasil continua crescente.
Na Argentina, o negócio permaneceu resistente diante do congelamento de preços e dos aumentos salariais que impactaram na rentabilidade.
Consolidado
O Carrefour informou, na última quinta-feira (29), que obteve um lucro líquido de 902 milhões de euros no primeiro semestre de 2013, ante os 3 milhões de euros arrecadados no mesmo período de 2012.
Os resultados referentes ao primeiro semestre de 2013 são classificados pela empresa como pro-forma. Este lucro é atribuído ao controlador, excluindo assim, a participação dos acionistas minoritários.
O lucro total, que inclui a parte dos minoritários, subiu para 955 milhões de euros no período, antes os 13 milhões de euros registrados no mesmo período de 2012, neste mesmo critério.
Segundo a empresa, o lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda ) subiu 0,2%, para 1,482 bilhão de euros entre janeiro e junho de 2013, ante 1,479 bilhões de euros no primeiro semestre de em 2011.
A receita total do primeiro semestre deste ano somou 37,361 bilhões de euros, queda de 0,5% sobre os 37,563 bilhões de euros registrados no mesmo período do ano passado.
Veículo: DCI