Gigante catarinense do varejo com sede em Brusque, a Havan foi tema de uma reportagem publicada na edição de ontem do jornal The New York Times.
O texto destaca o rápido crescimento da rede de lojas de departamentos, inspirada no modelo varejista americano e que utiliza nos estabelecimentos símbolos dos EUA, como a Estátua da Liberdade e a Casa Branca.
Sob o título Reshaping Brazil’s retail scene, inspired by Vegas and Vanderbilt (Remodelando o cenário do varejo no Brasil, inspirado por Vegas e Vanderbilt), a publicação situa a Havan no contexto da economia brasileira, considerada pelo repórter, o correspondente Simon Romero, como “vagarosa”.
Para o jornalista, a Havan tem deixado para trás a discussão sobre se o consumo é a chave para acelerar o crescimento da economia. A matéria ressalta a expansão agressiva da rede, com a inauguração de uma loja a cada 15 dias. O diretor-geral da Havan, Luciano Hang, diz que o objetivo da empresa é crescer para cem unidades em 2015 e 200 até 2016. Por enquanto, a expansão está focada no Sudeste e Centro-Oeste.
O repórter acrescentou que o uso de réplicas de até 30 metros da Estátua da Liberdade tem gerado críticas entre a população. A reportagem do New York Times destaca ainda a paixão de Hang pelos EUA, mostrando que o empresário tem nos titãs industriais americanos John D. Rockefeller, do setor de combustíveis, e Cornelius Vanderbilt, dos transportes, fontes de inspiração.
Veículo: Zero Hora - RS