Redes médias conquistam clientela com melhor relação custo-benefício

Leia em 2min

Um estudo feito pela consultoria CVA Solutions aponta que os supermercados regionais se destacam no varejo brasileiro. De acordo com a empresa, após sete mil consumidores serem entrevistados para a pesquisa, redes menores são apontadas como aquelas com melhor relação custo-benefício.

"Os varejistas regionais sabem explorar melhor a relação custo-benefício por conhecer bem o cliente local e serem competitivos tanto na qualidade como no preço", afirma o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti. "Já as grandes redes acabam pecando pela padronização e pela segmentação do tipo bom preço com qualidade regular ou boa qualidade com preço caro."

Na lista dos dez supermercados com melhor "Valor Percebido", equivalente à percepção dos entrevistados quanto à relação custo-benefício, as três primeiras são regionais: Bergamini, Condor e Bahamas. A Savegnago, com presença no interior de São Paulo, aparece na nona posição, e o Super Muffato, com a grande maioria de suas lojas na região Sul do País, aparece em décimo.

Já o indicador "Força da Marca", que mede a diferença entre atração e rejeição de consumidores perante determinada varejista, é liderado por redes maiores de hipermercados. O Extra ocupa a primeira posição; seguido por Atacadão, rede atacadista do Grupo Carrefour; Walmart; Carrefour; e Bom Preço, pertencente ao Grupo Walmart.

Comparação entre marcas


O levantamento feito pela CVA Solutions também aborda o nível de recomendação da loja (Net Recommendation Score, ou NRS, em inglês). A rede atacadista Makro é a líder desta categoria, com 63,9% dos consumidores recomendando o player a outros clientes. Em seguida vem a varejista Zaffari, com 63,9%, Bahamas com 61,7% e Supermercados Mundial com 57,9%.

De acordo com a consultoria, as redes deveriam explorar algumas características com grande potencial, como o comércio eletrônico. No varejo alimentar, esse canal só é utilizado por 10% dos entrevistados. A venda de vários produtos de diferentes categorias a um mesmo cliente (cross sell) também é destacada. "O Bom Preço (com drogarias), o Walmart (com eletroeletrônicos) e o Carrefour (com cartão de crédito) destacam-se em cross sell. Também os Programas de Fidelidade ainda são mal explorados, exceções feitas ao Pão de Açúcar, Zaffari e Angeloni", aponta Cimatti.

Na comparação entre os 38 setores da economia, o varejo alimentar tem nota 8,06, considerada boa pela CVA Solutions. A nota é melhor que a do ano passado, de 7,97, e do que a de 2011, equivalente a 7,85 pontos.




Veículo: DCI


Veja também

Naouri no conselho do GPA

O CEO da varejista francesa Casino, Jean-Charles Naouri, será o novo presidente do conselho de administraç...

Veja mais
SuperNorte será lançada sob expectativa positiva

Nacionalmente reconhecida como uma das maiores feiras do segmento no Brasil e o mais importante evento do varejo na regi...

Veja mais
Rede de supermercado venderá leitor de cartão do Pagseguro

O leitor de cartão de crédito da empresa de soluções para pagamentos on-line Pagseguro, que ...

Veja mais
Moda de supermercado

Para apresentar a nova coleção primavera-verão, o Condor Super Center, rede supermercadista do Sul,...

Veja mais
Supermercado prepara um Dia das Crianças ainda mais especial

O Extra preparou um Dia das Crianças ainda mais especial, e traz um sortimento completo de brinquedos que v&atild...

Veja mais
O Natal já chegou

Alvaro Furtado é presidente do Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentí...

Veja mais
Supermercado prepara um Dia das Crianças ainda mais especial

O Extra preparou um Dia das Crianças ainda mais especial, e traz um sortimento completo de brinquedos que v&atild...

Veja mais
O pacificador de empresas: William Ury sela acordo de paz entre Abilio Diniz e Jean-Charles Naouri

Quem é e o que pensa o professor de Harvard e antropólogo americano William Ury, que selou em apenas quatr...

Veja mais
Rede de supermercado vende cadeia de restaurantes no México

Rede varejista negociou a venda da rede de restaurantes Vips com a Alsea por US$ 626 milhõesNa tentativa de dar m...

Veja mais