Um estudo feito pela consultoria CVA Solutions aponta que os supermercados regionais se destacam no varejo brasileiro. De acordo com a empresa, após sete mil consumidores serem entrevistados para a pesquisa, redes menores são apontadas como aquelas com melhor relação custo-benefício.
"Os varejistas regionais sabem explorar melhor a relação custo-benefício por conhecer bem o cliente local e serem competitivos tanto na qualidade como no preço", afirma o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti. "Já as grandes redes acabam pecando pela padronização e pela segmentação do tipo bom preço com qualidade regular ou boa qualidade com preço caro."
Na lista dos dez supermercados com melhor "Valor Percebido", equivalente à percepção dos entrevistados quanto à relação custo-benefício, as três primeiras são regionais: Bergamini, Condor e Bahamas. A Savegnago, com presença no interior de São Paulo, aparece na nona posição, e o Super Muffato, com a grande maioria de suas lojas na região Sul do País, aparece em décimo.
Já o indicador "Força da Marca", que mede a diferença entre atração e rejeição de consumidores perante determinada varejista, é liderado por redes maiores de hipermercados. O Extra ocupa a primeira posição; seguido por Atacadão, rede atacadista do Grupo Carrefour; Walmart; Carrefour; e Bom Preço, pertencente ao Grupo Walmart.
Comparação entre marcas
O levantamento feito pela CVA Solutions também aborda o nível de recomendação da loja (Net Recommendation Score, ou NRS, em inglês). A rede atacadista Makro é a líder desta categoria, com 63,9% dos consumidores recomendando o player a outros clientes. Em seguida vem a varejista Zaffari, com 63,9%, Bahamas com 61,7% e Supermercados Mundial com 57,9%.
De acordo com a consultoria, as redes deveriam explorar algumas características com grande potencial, como o comércio eletrônico. No varejo alimentar, esse canal só é utilizado por 10% dos entrevistados. A venda de vários produtos de diferentes categorias a um mesmo cliente (cross sell) também é destacada. "O Bom Preço (com drogarias), o Walmart (com eletroeletrônicos) e o Carrefour (com cartão de crédito) destacam-se em cross sell. Também os Programas de Fidelidade ainda são mal explorados, exceções feitas ao Pão de Açúcar, Zaffari e Angeloni", aponta Cimatti.
Na comparação entre os 38 setores da economia, o varejo alimentar tem nota 8,06, considerada boa pela CVA Solutions. A nota é melhor que a do ano passado, de 7,97, e do que a de 2011, equivalente a 7,85 pontos.
Veículo: DCI