Empresas renovam estratégias para manter consumidor

Leia em 3min 40s

Grandes empresas pelo mundo têm mudado sua forma de relacionamento com os consumidores aproximando os clientes dos processos de criação de produtos e serviços. Chamado de co-criação, o processo ainda não é realidade em terras brasileiras, onde muitas das multinacionais inovadoras têm sedes operacionais. A constatação foi do publicitário e sócio da agência A Ponte Estratégia, André Torretta, que participou do seminário Design Experience: a revolução dos serviços, promovido na sexta-feira (20) pelo Conselho de Criatividade e Inovação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

"Não existe inovação no Brasil porque aqui as empresas não são abertas. As empresas não querem perder o poder para o consumidor", relatou Torretta. Para o publicitário, a co-criação é a grande inovação do futuro. "A inteligência coletiva é mais poderosa do que a individual. Agora quem decide é o consumidor e quem não mudar, vai perecer. O modelo que deu certo no passado não vai mais funcionar", completou.

Outros especialistas concordaram que o modelo antigo - o de criar a demanda e não de percebê-la - se esgotou com o advento da internet e a evolução do perfil do consumidor, cada dia mais exigente. "O comando das vendas passou do empresário para o consumidor com a era digital. Precisamos entender como conviver com isso e ter diferenciais para atender", disse o presidente do Conselho de Criatividade e Inovação da FecomercioSP, Adolfo Melito. Segundo ele, o varejo vai precisar passar por uma mudança de cultura, observando a interação do consumidor com seu produto e sua marca: "Muitas vezes será necessário trabalhar com valores intangíveis, como a emoção e os sentidos, para liderar nessa tendência".


Personalização -
Para o professor e responsável pela empresa Trade Marketing, Francisco J. S. M. Alvarez, o crucial é atender ao cliente da maneira como ele quiser, independentemente do canal de venda. "A experiência de compra agora é sensorial.  uma interação lúdica, indo além do ato da compra. O varejo precisa despertar e entender que o ‘como se compra’ impacta mais na satisfação do cliente do que ‘o que se compra’", afirmou.

As estratégias de venda devem ser montadas com base em um estudo sobre a experiência do consumidor, com foco exclusivo na necessidade real do cliente. De acordo com Lincoln Seragini, presidente da Seragini Design de Ideias, as empresas precisam aprender rápido a lição e implementar os conceitos. " muito difícil hoje se diferenciar e competir com produtos e serviços. Temos de investir na busca de ideias e de novas demandas. A experiência faz diferença e cada marca tem seu apelo próprio, como Disney e Apple", disse.

Para instigar novas ideias e projetos empreendedores que busquem melhorar a percepção do consumidor, durante o evento na FecomercioSP foi feito o lançamento oficial da Creative Business Cup Brasil, competição internacional para empreendedores ligados à economia criativa. A iniciativa, que no Brasil recebeu o nome de Nação Criativa e é liderada pela Endeavor em parceria com a Projecthub, surgiu na Dinamarca em 2010 e, neste ano, contará com 45 países participantes. Os empreendedores criativos interessados em participar têm até 20 de outubro para se inscrever pelo site http://www.creativebusinesscupbrasil.com.br/.

O secretário recém-empossado de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Carvalho, participou do debate apresentando as iniciativas do governo federal para incentivar projetos e negócios criativos. "Estamos discutindo um novo comportamento da sociedade, que é baseado no conhecimento e valor agregado. Precisamos de projetos práticos que potencializem e ajudem a acelerar o desenvolvimento da economia criativa no Brasil", disse. Segundo ele, a secretaria está com vários projetos, incluindo inaugurar 13 incubadoras em 2014 no país por meio do projeto Brasil Criativo. Além disso, ainda estão em estudo a criação de um selo Brasil Criativo, oito observatórios de economia criativa, bolsas de pesquisa no CNPq para pesquisadores de economia criativa, proposta de novos marcos legais, linhas de financiamento e crédito e programas de educação.

Também participaram das discussões a superintendente do Instituto Marca Brasil, Daniela Bitencourt, apresentando o case premiado da Serra Carioca de economia da experiência para o turismo; o superintendente executivo do Bradesco Dia e Noite, Jeferson Honorato, falando das iniciativas da instituição para melhorar a interação com seus clientes; e dois dos idealizadores do Creative Business Cup Brasil, Lucas Foster e Marcela Coelho, da Projecthub e Endeavor, respectivamente.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Minas eleva projeção de crescimento

Faturamento dos supermercados mineiros registrou alta de 4,49% no acumulado de janeiro a agosto.Depois de apurar o resul...

Veja mais
Rede de supermercado investe R$ 50 mi em nova unidade

Com um investimento de R$ 50 milhões, o Condor Super Center inaugura hoje em Maringá (PR) um hipermercado ...

Veja mais
Rede de supermercado contrata pessoas com deficiência

O Walmart Brasil está recrutando Pessoas Com Deficiência (PCD) para trabalhar no escritório de S&ati...

Veja mais
Naouri vai comandar o conselho de rede de supermercado

Com renúncia de Abilio Diniz, presidente mundial do Casino decide assumir cargoCom Abilio Diniz fora da presid&ec...

Veja mais
Redes médias conquistam clientela com melhor relação custo-benefício

Um estudo feito pela consultoria CVA Solutions aponta que os supermercados regionais se destacam no varejo brasileiro. D...

Veja mais
Naouri no conselho do GPA

O CEO da varejista francesa Casino, Jean-Charles Naouri, será o novo presidente do conselho de administraç...

Veja mais
SuperNorte será lançada sob expectativa positiva

Nacionalmente reconhecida como uma das maiores feiras do segmento no Brasil e o mais importante evento do varejo na regi...

Veja mais
Rede de supermercado venderá leitor de cartão do Pagseguro

O leitor de cartão de crédito da empresa de soluções para pagamentos on-line Pagseguro, que ...

Veja mais
Moda de supermercado

Para apresentar a nova coleção primavera-verão, o Condor Super Center, rede supermercadista do Sul,...

Veja mais