Impulsionada por um forte desempenho da Via Varejo (Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom), a receita líquida do Grupo Pão de Açúcar avançou 15,8% no terceiro trimestre, para R$ 14 bilhões, em relação a um ano antes.
A performance da companhia, reportada ontem, ficou acima das expectativas do J.P. Morgan, HSBC e Banco Espírito Santo, que projetavam, na média, alta de 13,4% na receita.
Considerando apenas os negócios da Via Varejo, a receita líquida subiu 17,4%, para R$ 6,3 bilhões, com avanço foi de 15,4% nas 'mesmas lojas' (unidades abertas há mais de um ano).
Na Nova Pontocom, de varejo on-line, as vendas tiveram alta de 43,9%. Foi o maior crescimento trimestral dos últimos 12 trimestres e ele ocorreu em função do aumento da competitividade em preços, afirmou o GPA, em comunicado aos investidores.
As ações preferenciais do grupo encerraram o pregão de ontem em alta de 4,55%. O movimento contagiou os papéis das rivais Magazine Luiza e B2W, que subiram 4,37% e 6,54%, respectivamente.
Segundo operadores de mercado, os números da Via Varejo aliviaram parte das incertezas em relação ao desempenho desse segmento nos últimos meses. "O segundo trimestre foi muito ruim para o consumo 'discricionário' [de produtos não essenciais], o que deixou o mercado bastante cauteloso", disse um deles, que não quis se identificar.
"As lojas especializadas [Ponto Frio e Casas Bahia] e o 'e-commerce' aceleraram o ritmo de vendas frente a períodos anteriores, enquanto os hipermercados seguiram apresentando recuperação das vendas nessa categoria [de tecnologia]", informou o GPA.
Para o analista Richard Cathcart, do Banco Espírito Santo (BES), os números são "fortes evidências" da "resiliência" do GPA diante do ambiente de consumo moderado no Brasil. Em relatório a clientes, Cathcart afirmou que está confiante de que a boa performance operacional do grupo no terceiro trimestre pode se repetir no quarto.
As vendas líquidas do GPA Alimentar alcançaram R$ 7,74 bilhões no terceiro trimestre, avanço de 14,5%. O destaque foi a rede Assaí, que registrou alta de 38,4%. A bandeira de "atacarejo" (atacadista que vende também para o consumidor final) abriu ontem a nona loja do ano, em Feira de Santana (BA), somando 70 pontos no país.
Em nota sobre a nova unidade do Assaí, o grupo afirmou que esse formato "tem crescido acima da média do mercado e atrai, não só o pequeno e médio comerciante, como também o consumidor final, que descobriu nesse modelo uma forma de economizar com as compras de grandes volumes".
As vendas 'mesmas lojas' do GPA Alimentar subiram 10,8% no trimestre, puxadas pelo consumo de perecíveis. Segundo o GPA, esses itens - como carnes, legumes e frutas - tiveram vendas acima da inflação, acelerando seu crescimento frente ao primeiro semestre. O grupo informou que tem investido em competitividade de preços para elevar o tráfego das lojas e ganhar participação de mercado. O balanço completo da companhia será divulgado no dia 16.
Veículo: Valor Econômico