Pouco depois de o Carrefour implementar mudanças em seu comando no Brasil, o executivo Luiz Fazzio saiu do grupo francês. Contratado como presidente da operação brasileira em julho de 2010, o executivo teve sua função redesenhada no mês passado, quando deixou de responder pelos negócios de atacado - que ganhou um comando separado no país.
Na nova configuração, em vigor desde 4 de novembro, o francês Charles Desmartis assumiu como CEO da holding do Carrefour no Brasil (até então, esse cargo não existia). A operação da varejista foi dividida em duas, cada qual com um presidente: Fazzio, para a área de hipermercados, supermercados, drogarias, postos de combustíveis e serviços financeiros; e o também brasileiro José Roberto Mussnich, que estava trabalhando na matriz, para a bandeira Atacadão, de "atacarejo" - atacadista que vende também para o consumidor final.
Em nota, o Carrefour informou ontem que Desmartis acumulará o comando da divisão de hipermercados e supermercados até que um sucessor seja nomeado. A varejista referiu-se à saída do executivo como uma decisão de Fazzio para "seguir novos rumos em sua vida profissional." Segundo uma fonte do setor, o executivo está indo para a rival chilena Cencosud, dona das redes brasileiras de supermercados Bretas, G.Barbosa e Prezunic. Procurados, nem Fazzio nem a Cencosud se manifestaram. Esta última afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comenta rumores de mercado.
O Carrefour é a segunda maior supermercadista do país, atrás do Grupo Pão de Açúcar. Em 2012, a rede francesa faturou R$ 31,4 bilhões no Brasil. Em terceiro e quarto lugar no ranking do setor estão o Walmart e o Cencosud.
Veículo: Valor Econômico