Rede do Triângulo planeja abrir outras cinco lojas neste ano
Com foco no Triângulo Mineiro, a rede de supermercados Super Maxi avança no seu planejamento de expansão e tem grandes planos para 2014. Iniciadas no ano passado, as estratégias de ampliação geraram 40% de crescimento para a empresa e, neste ano, a expectativa é crescer mais 20% com a abertura de cinco unidades. Entre as novas lojas, a rede planeja a construção da primeira unidade cash and carry, uma espécie de atacado de autosserviço, onde os pequenos comerciantes fazem compras para revenderem. Só essa unidade, que terá cerca de 2 mil metros quadrados de área construída, deve render um faturamento de R$ 7 milhões à marca.
Segundo a analista de Marketing da rede, Maria Márcia Pereira, a empresa surgiu em 1982, em Uberlândia, como uma casa de carnes. Logo, o negócio foi ampliando sua atuação e agregando outros serviços, como sacolão e mercearia, até que formou a rede de supermercados. Hoje, a marca tem 14 lojas, sendo dez em Uberlândia e quatro em Uberaba. "A rede foi para Uberaba em 2007 por causa da proximidade e também porque identificamos um potencial na região. Deu um resultado muito positivo, tanto que temos planos de abrir outra unidade lá este ano", afirma a analista. Segundo ela, a nova loja terá um estilo gourmet para atender um público mais exigente. Os principais diferenciais são o atendimento, muito focado na prestação de serviços, e mix diferenciado, com a oferta de produtos, como sushi, carnes especiais e adega.
Uberlândia também ganhará uma nova unidade com o conceito gourmet, na praça Sérgio Pacheco. Essa loja ainda trará outra novidade: contará com uma estrutura totalmente sustentável. "Ainda não temos o projeto fechado, mas a ideia é fazer reaproveitamento de água e economia de energia", adianta Maria Márcia Pereira. Além disso, a marca ainda se prepara para a construção de mais duas unidades em Uberlândia, uma no segmento vizinhança, com um mix menor, e outra de abastecimento, que oferece um leque mais completo de produtos, inclusive eletrônicos, comida congelada e vestuário.
Segundo a analista de Marketing, a empresa ainda não fechou os cálculos do investimento necessário para todas essas inaugurações, mas já tem uma expectativa de faturamento: passar de 170 milhões, em 2013, para R$ 200 milhões neste ano. Ela afirma que a marca ainda não tem interesse em expandir para a capital mineira ou outras cidades além de Uberlândia e Uberaba, pois a direção da empresa entende que a região atendida ainda tem muita demanda.
"Em dezembro inauguramos uma loja muito próxima de outra unidade da rede e o resultado superou nossas expectativas. Esperávamos um faturamento de 600 mil em 15 dias e chegamos a 700 mil. São clientes que já conhecem a rede e não estavam comprando porque não tinham uma unidade tão próxima", exemplifica. Além disso, a analista destaca que as cidades estão em expansão, o que aumenta ainda mais as possibilidades de negócios. "Muita gente está procurando Uberlândia e Uberaba por causa da qualidade de vida: são cidades do interior com as facilidades de uma capital", frisa.
Além das inaugurações, a rede também está investindo na reforma das lojas existentes, apostando na melhoria da estrutura e na padronização das fachadas e da identidade visual. A empresa também contratará mais funcionários, passando de 1,1 mil para 1,3 mil colaboradores. Para Maria Márcia Pereira, o principal diferencial da Super Maxi é que ela consegue ser uma rede de vizinhança, ou seja, que está bem próxima às pessoas, mas que continua oferecendo um mix muito completo.
Veículo: Diário do Comércio - MG