A receita líquida do Grupo Pão de Açúcar cresceu 16,2% no quarto trimestre de 2013 sobre os mesmos meses do ano anterior, para R$ 16,89 bilhões, segundo prévia operacional divulgada ontem. As vendas em mesmas lojas (abertas há mais de doze meses) aumentaram 10,8% na mesma relação. A promoção "Black Friday", no fim de novembro, beneficiou as vendas do grupo no período.
A divisão alimentar, que reúne redes como Extra e Pão de Açúcar, registrou receita líquida de R$ 9,2 bilhões no trimestre, com expansão de 17,2% na comparação anual. As vendas no critério "mesmas lojas" aumentaram 8,8%.
A Via Varejo - que reúne as redes de eletroeletrônicos Casas Bahia Ponto Frio - atingiu receita líquida de R$ 6,2 bilhões no período, com avanço de 11,8%. O faturamento líquido da Nova Pontocom - operação de varejo on-line das bandeiras Casas Bahia, Ponto Frio e Extra - chegou a R$ 1,4 bilhão no trimestre, em alta de 32,6%. Segundo o comunicado, a divisão cresceu acima do mercado em 2013, com sinalização de ganhos de participação.
Para analistas do Banco Espírito Santo (BES) e do Deutsche Bank, o desempenho do segmento alimentar foi o destaque dos números. As vendas em lojas comparáveis ficaram acima das expectativas e refletem a nova estratégia de redução de preços do Pão de Açúcar nos supermercados, que levou mais consumidores às lojas. A direção do grupo sinalizou que abriria mão de ganhos de margem para manter seu volume de vendas em meados do ano passado.
Marcel Moraes, do Deutsche, afirmou, em relatório, que todos os olhos estão voltados para o balanço do grupo, que será divulgado dia 13 de fevereiro. "O crescimento da margem bruta vai sugerir se a nova estratégia de preços está compensando ou não". Para Richard Cathcart, do BES, a nova precificação vai gerar um recuo no indicador. "Mas as despesas operacionais também estão caindo, então a margem Ebitda deve ficar estável", disse o analista ao Valor.
Para Cathcart, o GPA terá o melhor desempenho operacional entre seus pares em 2014, com o forte desempenho da divisão alimentar. O Valor apurou na semana passada que o grupo pode ter um novo presidente este ano, pois a saída de Enéas Pestana está em discussão.
A companhia encerrou 2013 com 128 novas lojas - 87 da divisão alimentar e 41 de eletroeletrônicos. No último trimestre, foram abertos 50 pontos.
No ano passado, a receita líquida subiu 13,7%, para R$ 57,73 bilhões. O segmento alimentar cresceu 13,5%, para R$ 31,67 bilhões. As vendas líquidas da Nova Pontocom avançaram 26,1%, para R$ 4,29 bilhões. A Via Varejo teve receita líquida de R$ 21,746 bilhões, uma expansão de 11,9%.
Veículo: Valor Econômico