Receita de supermercadista sobe 15,9% para 48,6 bi de euros em 2013

Leia em 1min 50s

O grupo Casino, detentor do Grupo Pão de Açúcar (GPA) no Brasil, obteve uma receita líquida de vendas de 48,645 bilhões de euros em 2013, o que corresponde a uma alta de 15,9% ante os 41,971 bilhões de euros em 2012. A empresa também informou que o crescimento orgânico da receita foi de 4,5% em 2013. Já com ajustes a efeitos de calendário e excluindo preços de petróleo, o crescimento orgânico foi de 5,7% no ano.

No quarto trimestre, o grupo teve uma receita de 13,102 bilhões de euros, alta de 1,9% ante os 12,856 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior. O crescimento orgânico excluindo petróleo foi de alta de 7,4% nos três últimos meses do ano. Já com ajustes a efeitos de calendário e excluindo preços de petróleo, o crescimento orgânico foi de 8,5% na mesma base de comparação.

No Brasil, o GPA também segue em expansão e tem projetos de instalação de número expressivo de novas lojas para os próximos três anos, segundo dados de mercado. O GPA hoje reúne bandeiras supermercadistas como Pão de Açúcar, Extra e Assaí.

Concorrência


Rede considerada a 10ª no ranking das maiores supermercadistas do País, o grupo Angeloni, com faturamento ao redor de R$ 2,35 bilhões, informou que instalará quatro novas unidades neste ano. Juntos, os empreendimentos demandarão cerca de R$ 160 milhões. Serão quatro lojas, entre o Paraná e Santa Catarina, estado onde a marca teve início. O player tem um perfil de loja e venda que concorre diretamente com a marca Extra Hipermercados, dado ao mix de produtos oferecidos.

O grupo Angeloni desenvolveu uma marca própria, a Dona Helena, que por enquanto atua no setor alimentício com produtos como aspargos, azeitona, arroz parboilizado e polvilho. A marca bate de frente com a Qualitá, disponível nas prateleiras das unidades do GPA.

Cenário


É natural que a concorrência entre players supermercadistas fique maior, dado que o segmento é que o mais cresce no País, mesmo em ano de redução do Produto Interno Bruto (PIB), como foi em 2013. O crescimento está atrelado ao mix diversificado de produtos vendidos nas prateleiras, seja por meio do setor de farmácias e drogarias, têxtil ou eletroeletrônico.



Veículo: DCI


Veja também

Varejo: Estrangeiras mapeiam o Brasil

Novas redes estrangeiras, e outras recém-chegadas ao Brasil, vão ampliar investimentos em aquisiç&o...

Veja mais
Walmart prevê crescimento de 10% no período de volta às aulas

O Walmart Brasil aposta em produtos licenciados, exclusivos e com preços competitivos para incrementar as vendas ...

Veja mais
São Vicente: vale-compras, produtos para casa e três carros para clientes

Com o objetivo de premiar e ajudar entidades assistenciais que prestam um importante serviço à comunidade,...

Veja mais
Brasil ajuda a elevar vendas de rede de supermercado

O varejista francês Casino, controlador do Grupo Pão de Açúcar, disse que o crescimento das v...

Veja mais
Supermercadista de SC investe R$ 160 mi em lojas

Décimo maior grupo de supermercados do país, com faturamento ao redor de R$ 2,35 bilhões, o Angelon...

Veja mais
Receita líquida de varejista cresce 16% no 4º trimestre

A receita líquida do Grupo Pão de Açúcar cresceu 16,2% no quarto trimestre de 2013 sobre os ...

Veja mais
Receita líquida de grupo varejista cresce 11,8% no 4.o trimestre

A receita líquida da ViaVarejo somou R$ 6,232 bilhões no quarto trimestre do ano passado, crescimento de 1...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar tem alta de 16,2% na receita do 4º tri

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) obteve receita líquida consolidada de R$ 16,887 bilhões n...

Veja mais
Coop lança livro de receitas segredos de família

A Cooperativa de Consumo (Coop) acaba de lançar o primeiro livro colaborativo Segredos de Família, com 60 ...

Veja mais