O grupo Casino, detentor do Grupo Pão de Açúcar (GPA) no Brasil, obteve uma receita líquida de vendas de 48,645 bilhões de euros em 2013, o que corresponde a uma alta de 15,9% ante os 41,971 bilhões de euros em 2012. A empresa também informou que o crescimento orgânico da receita foi de 4,5% em 2013. Já com ajustes a efeitos de calendário e excluindo preços de petróleo, o crescimento orgânico foi de 5,7% no ano.
No quarto trimestre, o grupo teve uma receita de 13,102 bilhões de euros, alta de 1,9% ante os 12,856 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior. O crescimento orgânico excluindo petróleo foi de alta de 7,4% nos três últimos meses do ano. Já com ajustes a efeitos de calendário e excluindo preços de petróleo, o crescimento orgânico foi de 8,5% na mesma base de comparação.
No Brasil, o GPA também segue em expansão e tem projetos de instalação de número expressivo de novas lojas para os próximos três anos, segundo dados de mercado. O GPA hoje reúne bandeiras supermercadistas como Pão de Açúcar, Extra e Assaí.
Concorrência
Rede considerada a 10ª no ranking das maiores supermercadistas do País, o grupo Angeloni, com faturamento ao redor de R$ 2,35 bilhões, informou que instalará quatro novas unidades neste ano. Juntos, os empreendimentos demandarão cerca de R$ 160 milhões. Serão quatro lojas, entre o Paraná e Santa Catarina, estado onde a marca teve início. O player tem um perfil de loja e venda que concorre diretamente com a marca Extra Hipermercados, dado ao mix de produtos oferecidos.
O grupo Angeloni desenvolveu uma marca própria, a Dona Helena, que por enquanto atua no setor alimentício com produtos como aspargos, azeitona, arroz parboilizado e polvilho. A marca bate de frente com a Qualitá, disponível nas prateleiras das unidades do GPA.
Cenário
É natural que a concorrência entre players supermercadistas fique maior, dado que o segmento é que o mais cresce no País, mesmo em ano de redução do Produto Interno Bruto (PIB), como foi em 2013. O crescimento está atrelado ao mix diversificado de produtos vendidos nas prateleiras, seja por meio do setor de farmácias e drogarias, têxtil ou eletroeletrônico.
Veículo: DCI