O grupo varejista francês Carrefour está estudando a possibilidade de lançar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de ações de sua subsidiária brasileira no mercado local para financiar planos de expansão no Brasil, país para o qual a empresa tem uma perspectiva positiva.
"Vamos crescer no Brasil e um IPO é um dos itens que temos em nossa caixa de ferramentas para financiar a expansão nos próximos anos", disse o diretor financeiro do Carrefour, Pierre-Jean Sivignon, durante teleconferência com analistas para comentar o desempenho de vendas da varejista no quarto trimestre do ano passado. Sivignon não especificou outras possíveis alternativas de financiamento ou a fatia da subsidiária brasileira que o Carrefour ofereceria no mercado.
O Brasil é o segundo maior mercado do Carrefour e a empresa planeja continuar crescendo no país, principalmente por meio da abertura de novas lojas do Atacadão, afirmou o executivo. Mais cedo, o Carrefour divulgou que suas vendas mundiais somaram 22,2 bilhões de euros (US$ 30,2 bilhões) entre outubro e dezembro, abaixo de 22,85 bilhões de euros em igual período de 2012, como resultado da desvalorização das moedas brasileira e argentina. Por outro lado, as vendas orgânicas, que desconsideram oscilações cambiais e vendas de gasolina, avançaram 3,2% na mesma comparação.
Vendas no Brasil
As vendas da filial brasileira do Carrefour ficaram abaixo da média das demais filiais na América Latina. Relatório de vendas divulgado ontem (16) pela varejista em Paris mostra que o movimento nas lojas no Brasil cresceu 5,6% no conceito de mesmas lojas (abertas há mais de um ano) no quarto trimestre de 2013, bem abaixo da expansão de 11,9% registrada no resultado total da América Latina.
A maior filial do Carrefour fora da França puxou o resultado da América Latina para baixo. Segundo relatório da empresa, o ritmo de aumento das vendas no Brasil foi um pouco abaixo da metade do observado no restante da região. O Carrefour relaciona o resultado com a desaceleração da inflação das commodities. A empresa cita, porém, como destaques positivos o desempenho dos hipermercados e das lojas "Atacadão" no País.
Mesmo com o peso negativo do Brasil, a América Latina liderou o aumento das vendas das filiais internacionais do Carrefour no quarto trimestre. Ao considerar o câmbio estável, o movimento latino-americano cresceu 11,9% em euros. A varejista diz que os números mostram "continuidade do forte crescimento" da filial. Entre as demais subsidiárias, o movimento caiu 0,7% na Europa (excluída a sede na França) e houve expansão de 1,3% na Ásia no mesmo conceito de mesmas lojas. Na América Latina, o grande destaque positivo foi a Argentina, cujas vendas saltaram 29,7% no conceito de mesmas lojas. O relatório cita que o faturamento cresceu rapidamente em meio ao programa de congelamento de preços no país vizinho. O relatório do Carrefour é divulgado em euros e a varejista usa o conceito de câmbio constante para ver a evolução das filiais.
Veículo: DCI