Varejo de Minas tem destaque

Leia em 2min 40s

Crescimento nominal do comércio no estado foi de 14,2% em 2013 e alta no país, de 13,4%. Supermercados se destacaram

O comércio varejista de Minas Gerais registrou crescimento nominal (que não desconta a inflação) de 14,2% em 2013 na comparação com 2012. O desempenho foi superior ao de estados como São Paulo (12,4%) e Rio de Janeiro (12,2%) e também à expansão de vendas no varejo brasileiro, que registrou alta de 13,4% no período. Em Minas, os setores com melhor desempenho foram supermercados e hipermercados (19%), postos de gasolina (16%) e vestuário (8,2%). Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), lançado ontem pela companhia de pagamentos eletrônicos. Descontada a inflação, as vendas do segmento no país avançaram 5,7%. Não há dados deflacionados para Minas.

De acordo com Rômulo Mello Dias, presidente da Cielo, em dezembro de 2013, o ICVA cresceu 13,2% ante 13,4% em 2012. Quando a base de comparação muda para o quarto trimestre do ano, porém, o percentual aumenta para 14,8%. “Somente na semana anterior ao Natal, as vendas não foram tão boas. Houve uma antecipação de compras com o fenômeno Black Friday, que faturou 42,9% a mais que no ano anterior”, afirmou. A maior evolução, segundo ele, foi notada no e-commerce, que mostrou um crescimento de 200% em relação às vendas das lojas on-line no mesmo período em 2012.

O ICVA mapeia segmentos como restaurantes, hotelaria e companhias aéreas, que em geral não são medidos por outros indicadores do setor varejista. Segundo o novo índice, os segmentos com maior crescimento de vendas no ano passado foram companhias aéreas (17,6%), supermercados/hipermercados e drogarias/farmácias, ambos com 15,5%. Descontada a inflação, a variação desses setores foi de 9,5%, 7,3% e 10,3%, respectivamente. O novo indicador econômico acompanhará mensalmente a evolução do varejo com base num grupo de 24 setores mapeados, de pequenos lojistas a grandes varejistas.

“Passam pelas nossas máquinas, todos os anos, o equivalente a 9% do Produto Interno Bruto (PIB) em transações financeiras com cartão e 14% do consumo das famílias. Só em 2013 capturamos R$ 450 bilhões”, explica o executivo. De acordo com Dias, o objetivo do ICVA é utilizar essa base robusta que captura informações reais e instantâneas na ponta do varejo para oferecer ao mercado e à sociedade em geral um termômetro preciso da atividade varejista.

EVOLUÇÃO As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste concentraram o maior aumento de vendas do varejo brasileiro em 2013, aponta o ICVA. O Norte registrou uma aceleração de 16,8%, enquanto Nordeste e Centro-Oeste tiveram evolução de 15,3% ante 2012. Já as regiões Sul e Sudeste, que têm o desafio estatístico de crescer sobre uma base elevada, encerraram o ano com crescimento de 14,8% e 12,5%, respectivamente.

Os dados foram capturados, de forma agregada, da base de 1,4 milhão de pontos de venda ativos credenciados à Cielo no Brasil. Segundo Dias, a ampla presença no comércio e o uso de modelos estatísticos para eliminar efeitos de competição e substituição de meios de pagamento tornaram possível mostrar uma fotografia precisa e rápida de como evoluem as vendas no comércio varejista no país.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Supermercado puxa o v

O novo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), lançado ontem, mostrou que o desempenho do setor no Estado ...

Veja mais
Walmart muda estratégia de marketing e lança nova campanha

A partir de hoje, o Walmart Brasil lança nacionalmente a sua nova campanha de marketing e dá início...

Veja mais
Supermercadista quer se aproximar da classe C

Atrair os consumidores de perfil econômico emergente, em especial da classe C, para as suas bandeiras é o n...

Veja mais
WalMart reduz expectativa de lucro para o 4º trimestre

O WalMart alertou nesta sexta-feira, 31, que seu lucro do quarto trimestre pode vir menor do que foi previsto anteriorme...

Veja mais
Energia eleva os custos dos supermercados

Setor em Minas confirmou as boas previsões de vendas e fechou 2013 com um faturamento de R$ 26,8 bilhõesO ...

Veja mais
Novo Giassi de Joinville com 95% das obras de concreto concluídas

   Obras da nova unidade do Giassi em Joiville   A segunda unidade do Giassi Supermercados, ...

Veja mais
Faturamento cresce 4,93%

O faturamento dos supermercados mineiros cresceu 4,93% no ano passado, segundo o Termômetro de Vendas medido pela ...

Veja mais
Supermercados Catarinenses planejam expansão

De acordo com Acats, 25 projetos de ampliação da rede de lojas devem gerar 4,5 mil empregos em Santa Catar...

Veja mais
Supermercadista abre supermercado conceito na sede de Crateús

O objetivo da nova loja é oferecer aos clientes uma inovação em compras, com conforto e qualidadeA ...

Veja mais