Supermercado fatura 3,5% menos com perdas

Leia em 1min 20s

Desperdício maior está nos hortifrutis, mas setores de carnes, frios e de padaria enfrentam problemas

Os desperdícios no setor de hortifruti dos supermercados fazem com que a perda de faturamento seja de até 3,5%. A área de frios, carnes e de padaria também apresentam índices expressivos de perdas operacionais, revela estudo desenvolvido na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP.

Sem esses desperdícios, os preços poderiam ser menores, pois todo o custo da cadeia seria reduzido. A pesquisa mostra que a busca por redução de perdas nos estabelecimentos está justamente ligada mais ao resultado financeiro.

O principal fator apontado pelo estudo entre os que mais contribuem com o desperdício é o padrão de qualidade estabelecido pelo varejo, que faz com que produtos de hortifruti sejam descartados.
 
Outros fatores são a perda no transporte até o mercado, o gerenciamento de compra e estoque e o comportamento inadequado do consumidor na loja, principalmente no que se refere à manipulação de produtos.
 
“É importante destacar que a Vigilância Sanitária possui sua parcela de culpa no processo, pois simplesmente impõem condições sem se preocupar com alternativas ao desperdício”, afirma Paulo Miranda, que orientou o estudo, elaborado pela aluna de Administração, Luisa Rigitano.
 
Segundo a pesquisa, a preocupação com as perdas de alimentos não é prioridade no que refere à responsabilidade socioambiental. Das três lojas pesquisadas, apenas uma realiza doações de produtos comercialmente ainda próprios para o consumo.
 
“Os supermercados não possuem visão de todos os impactos que causam e não estabelecem metas empresariais que promovem o desenvolvimento sustentável”, diz o professor.



Veículo: Jornal A Cidade - Ribeirão Preto


Veja também

Supermercadista recebe prêmio

O Angeloni Supermercados recebeu o prêmio Lide de Varejo 2014 na categoria Sustentabilidade, durante o 2º F&o...

Veja mais
Carrefour abre 90 vagas efetivas para supermercados de Campinas, SP

Interessados devem participar do processo seletivo até o dia 11 de abril. Oportunidades são para candidato...

Veja mais
Coop lança Campanha de Páscoa

Período deve elevar em 10% o fornecimento de produtos Facilidade no pagamento e ofertas surpresas fazem parte...

Veja mais
Supermercados gaúchos crescem 7,3% em 2013

Com faturamento de R$ 21,9 milhões, estabelecimentos ampliaram participação no PIB estadual de 6,5%...

Veja mais
Vendas do segmento supermercadista têm alta em Minas

Amis comemora bom momento da atividade no EstadoOs supermercados mineiros aumentaram suas vendas em 4,8% no primeiro bim...

Veja mais
Supermercadista realiza campanha de incentivo ao consumo de iogurtes

O Extra, em parceria com a Danone, Nestlé, Vigor e Taeq, realiza a campanha “Ioiogurte - Comece bem o dia c...

Veja mais
Governo vai lançar aplicativo para consumidores avaliarem supermercados

Até o fim deste primeiro semestre o consumidor poderá baixar em seu smartphone um aplicativo para avaliar ...

Veja mais
Franca recebe 4ª unidade da rede Savegnago de Supermercados

  A Rede Savegnago de Supermercados anuncia para o dia 27 de março de 2014, às 10h, a inaugura&ccedi...

Veja mais
Supermercadista modifica hábito dos consumidores em Icó

O supermercado vem atraindo um número crescente de clientes e a cada mês a meta de vendas é superada...

Veja mais