O Carrefour anunciou nesta quinta-feira, 10, que as vendas consolidadas caíram 3,7% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, para 19,8 bilhões de euros. A empresa explicou que os números do primeiro trimestre foram afetados por efeitos cambiais, pela diferença no calendário - já que a Páscoa ocorrerá em abril deste ano, sendo que em 2013 foi comemorada em março - e pela queda nos preços da gasolina.
Excluindo esses efeitos, o crescimento orgânico, que considera as lojas abertas há pelo menos um ano, foi de 3,7%. Esse é o maior crescimento orgânico em dois anos, disse o diretor-financeiro da empresa, Jean-Pierre Sivignon.
O Carrefour informou que obteve um bom crescimento no Brasil, acelerando o ritmo para uma alta de 8,3% nas vendas orgânicas, apesar de uma desaceleração na inflação das commodities na comparação com o mesmo período do ano passado.
Sivignon também classificou o consenso do mercado de um Ebit (lucro antes de juros e impostos) de 2,38 bilhões de euros neste ano como "razoável".
Veículo: A Tarde - BA