Grupo Pão de Açúcar vai testar novo modelo de loja em São Paulo

Leia em 2min 10s

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou na quarta-feira, 30, que começa a testar um novo modelo de loja. Depois de lançar o Minimercado Extra, que hoje tem 168 lojas em funcionamento, a companhia vai criar uma nova bandeira de loja de bairro, baseada na marca Pão de Açúcar. O diretor-presidente da companhia, Ronaldo Iabrudi, afirmou que a empresa se inspira na experiência do controlador francês, o Casino. "Esta é uma estratégia que o Casino há anos desenvolve na França, onde tem diferentes modelos de loja de proximidade."



A nova loja deve ser inaugurada no início de junho em São Paulo. A expansão da nova bandeira ainda não está definida. Iabrudi afirmou que a companhia pretende testar o formato e avaliar seu sucesso. "Gostamos de testar e experimentar, a ideia é abrir essa loja e fazer uma avaliação em termos de qualidade de atendimento e nível de satisfação", comentou. "Percebemos que a demanda de clientes que estão em várias regiões da cidade são diferentes e queremos ter sortimento de produto e forma de atender diferentes", comentou, destacando oportunidades de atender clientes de maior poder aquisitivo, sobretudo, em São Paulo. A nova proposta, porém, não altera os planos do GPA de abertura de lojas para o ano. O plano de expansão inclui a abertura de 400 lojas até 2016 no varejo alimentar e de 210 na Via Varejo no mesmo período.



Para 2014, o GPA mantém perspectivas positivas, apesar de considerar que há incertezas com relação à Copa do Mundo e o atual ambiente de consumo. Iabrudi destacou que a Copa deve ter efeito positivo nas vendas de eletroeletrônicos enquanto não se sabe como deve agir o consumidor de forma geral.



O diretor vice-presidente de negócios do varejo, José Roberto Tambasco, comentou que já é possível notar que os consumidores no varejo de alimentos estão sensíveis a preço. Na Páscoa deste ano, disse, a procura por tabletes de chocolate e bombons subiu, em detrimento dos ovos, que são mais caros. Além disso, no mercado há o temor de que a alta de preço de alimentos volte a pressionar os volumes vendidos no varejo, como em 2013, mas Iabrudi avaliou que a tendência ainda não é pior do que o observado no ano passado. "Estamos otimistas", disse.



O diretor vice-presidente de finanças, Christophe Hidalgo, considerou que o atual ambiente de consumo reforça a estratégia da companhia de buscar preços mais competitivos.



A empresa adotou desde meados de 2013 uma estratégia de preços mais baixos, o que vem impactando a margem bruta, mas tem compensado o efeito com redução de despesas.



Veículo: DCI


Veja também

Super Muffato prevê crescimento de cerca de 35% nas vendas para o Dia das Mães

A expectativa do Super Muffato é atingir um crescimento médio de 35% nas vendas de presentes para o Dia da...

Veja mais
Via Varejo busca sinergia com Nova Pontocom

A Via Varejo, maior rede de eletroeletrônicos do país, busca maior integração com seu bra&cce...

Veja mais
Minerva conclui compra de ações do Frigorífico Carrasco

O Minerva finalizou a compra de todas as ações do Frigorífico Carrasco, no Uruguai, após a c...

Veja mais
Copa será positiva para supermercados, diz FGV

Entre os segmentos mais "empolgados" estão o de hiper e supermercados, o de alimentos, bebidas e fumo e o de comb...

Veja mais
Hipermercados viram nicho

A rede Spedini Trattoria Expressa, especializada em culinária italiana, quer fazer dos hipermercados seu novo nic...

Veja mais
Para supermercados Copa será positiva, diz FGV

Mais de um terço dos empresários do varejo restrito esperam que seu nível de atividade seja afetado...

Veja mais
Super Guará expande com ações de marketing

Investimentos em redes sociais, encartes e anúncios são pesados. Eventos aproximam a empresa dos clientesS...

Veja mais
Rede de atacado e varejo Super ABC chega a Marília até final de julho

Grupo mineiro deve se instalar no local onde funcionava o Maxxi Atacado; cerca de 100 empregos será geradoO grupo...

Veja mais
Hipermercados viram nicho

A rede Spedini Trattoria Expressa, especializada em culinária italiana, quer fazer dos hipermercados seu novo nic...

Veja mais