O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou na quarta-feira, 30, que começa a testar um novo modelo de loja. Depois de lançar o Minimercado Extra, que hoje tem 168 lojas em funcionamento, a companhia vai criar uma nova bandeira de loja de bairro, baseada na marca Pão de Açúcar. O diretor-presidente da companhia, Ronaldo Iabrudi, afirmou que a empresa se inspira na experiência do controlador francês, o Casino. "Esta é uma estratégia que o Casino há anos desenvolve na França, onde tem diferentes modelos de loja de proximidade."
A nova loja deve ser inaugurada no início de junho em São Paulo. A expansão da nova bandeira ainda não está definida. Iabrudi afirmou que a companhia pretende testar o formato e avaliar seu sucesso. "Gostamos de testar e experimentar, a ideia é abrir essa loja e fazer uma avaliação em termos de qualidade de atendimento e nível de satisfação", comentou. "Percebemos que a demanda de clientes que estão em várias regiões da cidade são diferentes e queremos ter sortimento de produto e forma de atender diferentes", comentou, destacando oportunidades de atender clientes de maior poder aquisitivo, sobretudo, em São Paulo. A nova proposta, porém, não altera os planos do GPA de abertura de lojas para o ano. O plano de expansão inclui a abertura de 400 lojas até 2016 no varejo alimentar e de 210 na Via Varejo no mesmo período.
Para 2014, o GPA mantém perspectivas positivas, apesar de considerar que há incertezas com relação à Copa do Mundo e o atual ambiente de consumo. Iabrudi destacou que a Copa deve ter efeito positivo nas vendas de eletroeletrônicos enquanto não se sabe como deve agir o consumidor de forma geral.
O diretor vice-presidente de negócios do varejo, José Roberto Tambasco, comentou que já é possível notar que os consumidores no varejo de alimentos estão sensíveis a preço. Na Páscoa deste ano, disse, a procura por tabletes de chocolate e bombons subiu, em detrimento dos ovos, que são mais caros. Além disso, no mercado há o temor de que a alta de preço de alimentos volte a pressionar os volumes vendidos no varejo, como em 2013, mas Iabrudi avaliou que a tendência ainda não é pior do que o observado no ano passado. "Estamos otimistas", disse.
O diretor vice-presidente de finanças, Christophe Hidalgo, considerou que o atual ambiente de consumo reforça a estratégia da companhia de buscar preços mais competitivos.
A empresa adotou desde meados de 2013 uma estratégia de preços mais baixos, o que vem impactando a margem bruta, mas tem compensado o efeito com redução de despesas.
Veículo: DCI