O grupo Casino está montando seu plano de abertura de capital da Cnova (empresa de venda on-line formada da união da brasileira Nova Pontocom e da francesa Cdiscount) naquela que deve ser a maior oferta inicial de ações de empresas da América Latina no ano. Segundo formulário encaminhado à bolsa americana Nasdaq dias atrás, os controladores planejam usar os recursos da oferta para expandir a presença internacional, passando a operar em outras "áreas geográficas", e estudam "lançar novos sites" na tentativa de "ampliar o público atendido" pela companhia.
A entrada dos recursos na Cnova também deve reduzir o nível de alavancagem da Nova Pontocom (formada pelos sites de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra), por conta do volume de antecipação de recebíveis - o comércio eletrônico demanda altas somas de capital de giro.
A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) deve ocorrer entre o quarto trimestre de 2014 e o primeiro de 2015, apurou o Valor. Nova Pontocom e Cdiscount (operação on-line do Casino) estão em período de silêncio e não comentaram a questão.
Como o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, antecipou em maio, a operação da Cnova tem potencial para movimentar cerca de R$ 5 bilhões (pouco mais de US$ 2 bilhões), segundo cálculos de analistas, com valor de mercado entre US$ 10 bilhões e US$ 12 bilhões. A empresa ainda não fixou preço da ação para a oferta.
A Cdiscount vende em sites na França, Colômbia e países da Ásia e a Nova Pontocom opera no Brasil. Além disso, ambas comercializam apenas em seus sites criados anos atrás - e no shopping virtual, o chamado "market place" - enquanto outras varejistas partem para lojas on-line de itens específicos, como colchão ou produtos para bebê. A Nova Pontocom também opera site de terceiros, como Nike, e entende que há espaço para expandir esse tipo de negócio em parceria com outras companhias.
Segundo o formulário, a companhia criada da união de Cdiscount e Nova Pontocom acumula vendas líquidas até junho de € 1,53 bilhão, versus € 1,29 bilhão em mesmo período de 2013, expansão de 18,4%, com custo de venda de € 1,33 bilhão, alta de quase 20%. As despesas operacionais somaram € 201,6 milhões, aumento de 3% no primeiro semestre. Pelos números publicados, o prejuízo foi de € 39,9 milhões, alta de 22,3%.
Apesar de incomparável em termos de tamanho, de certa forma o IPO do Alibaba, confirmado ontem no montante de até US$ 24,3 bilhões (preço da ação entre US$ 60 e US$ 66) pode nortear o apetite dos mercados para operações no setor de comércio eletrônico a curto prazo. Se a operação da chinesa sair no ponto médio deste intervalo do papel, o valor de mercado da Alibaba ficará em US$ 160 bilhões. É uma referência para a série de companhias do setor que estão planejando abertura na Nasdaq.
Veículo: Valor Econômico