A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) espera um crescimento de 6% nas vendas de produtos para a ceia da virada do ano. Conforme o presidente da entidade Antonio Cesa Longo, este será um bom ano novo para o setor. 'Além de itens típicos como lentilha, carne suína, bebidas e espumantes, os produtos que deverão alavancar as vendas do setor, nesta semana, são cadeiras, isopores, caixas térmicas e outros similares. O gaúcho está mais disposto do que nunca a comemorar.'
Já nas vendas do Natal, de acordo com a assessoria de imprensa da Agas, o percentual de aumento registrado foi de 5,5% em comparação com o período natalino de 2013. Segundo Longo, o comportamento que mais chamou a atenção foi a antecipação das compras pelos consumidores, que concentraram suas visitas aos supermercados até a manhã de quarta-feira, 24, ao contrário de outros Natais - quando o movimento nas lojas continuava elevado até o fim do dia. O fluxo de clientes em supermercados no dia 23 de dezembro também foi superior ao registrado no mesmo dia do ano passado.
De acordo com ele, mais gaúchos comemoraram o Natal na praia em 2014, o que resultou em um crescimento de vendas ainda maior para os supermercados do litoral, da ordem de 10%.
Segundo estimativas da Agas, um em cada três presentes dados pelos gaúchos neste Natal foi adquirido nos supermercados. Nos dois últimos dias que antecederam o Natal, ganharam força as caixas de bombons, que, com mais de 6 milhões de unidades vendidas, atingiram um crescimento de 10% nas vendas.
Veículo: Site Folha do Mate