O Grupo Pão de Açúcar (GPA) atingiu receita líquida de R$ 19,7 bilhões no quarto trimestre de 2014, alta de 16,2% em relação ao mesmo período de 2013.
Segundo relatório da empresa, as vendas de lojas em operação há mais de um ano ("mesmas lojas") subiram 4,3% no intervalo. No segmento alimentar, que inclui os negócios de hipermercados, supermercados e o atacado, as vendas subiram 5,8%. O Assaí registrou expansão de 26,5%. Se excluir a rede Assaí, as vendas das redes Extra e Pão de Açúcar subiram só 0,3% no período.
Ainda conforme a empresa, a receita líquida do grupo em 2014 aumentou 13,3% em 2014, para R$$ 65,5 bilhões. A companhia abriu 212 lojas no ano passado, 84 pontos acima do visto em 2013. Ao analisar a operação não-alimentar do GPA, a Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) cresceu 2,7% no último trimestre do ano - incluindo nesse cálculo, portanto, as vendas natalinas. Ao se excluir o efeito de fechamento de 32 lojas no ano passado, a Via Varejo cresceu 4,4%.
E-commerce
No e-commerce, a união das empresas do Casino, que em junho de 2014 passou a se chamar Cnova, teve resultado positivo. A marca, que acaba de ser considerada a oitava maior do mundo pelo 18º relatório anual Global Powers of Retailing, feito pela consultoria Deloitte com a STORES Media, a alta foi maior.
A Cnova, que inclui ainda a operação da CDiscount no Brasil, se expandiu 144,8% em relação ao ano anterior. Somados aos negócios da atuação on-line e física, o braço não-alimentar cresceu 29%.
Com relação ao relatório da Deloitte, que colocou a Cnova com tanto destaque, a pesquisa identificou as 259 maiores varejistas de todo o mundo, com base em dados públicos das empresas e análises de mercado. O estudo enfocou principalmente a inovação e os dados analisados foram do ano fiscal de 2013 - que terminou em junho de 2014.
Previsões para 2015
O GPA viu desempenho superior ao de muitas empresas do comércio varejista, como um todo. Para a diretora da consultoria Vecchi Ancona - Inteligência Estratégica, Ana Vecchi, apesar de acreditar que 2015 vai ser um ano apertado, o importante é buscar agregar valor a produtos e serviços, e tentar fidelizar o consumidor de maneira inteligente. Só assim a empresa consegue se diferenciar. "2014 foi só clima de pessimismo e isso cansou. Acredito que 2015 vai ser melhor", finalizou ela, ao DCI.
Veículo: DCI