Montante é 20% maior ao alcançado em 2013 e superior à media do setor
O Grupo Super Nosso comemora os resultados alcançados em 2014. Ano passado, a rede, formada pelos supermercados Super Nosso, Apoio Mineiro e pelas distribuidoras Dec Minas e Daminas, faturou R$ 1,75 bilhão, montante 20% maior na comparação com 2013. O índice de crescimento é bastante superior à média de expansão de 2,48% registrada pelo setor supermercadista mineiro, conforme levantamento divulgado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).
De acordo com o diretor Comercial e de Operações, Rodolfo Nejm, o bom desempenho está relacionado a uma reavaliação do planejamento estratégico e das despesas, além dos novos investimentos. Ao longo do último exercício, a empresa aportou R$ 40 milhões. A maior parte, R$ 25 milhões, foi destinada à abertura de uma indústria central de alimentos localizada em Contagem, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A indústria tem 7 mil metros quadrados de área construída e começou a funcionar em setembro. O objetivo dela é fracionar alimentos perecíveis, como presuntos, queijos e carnes, antes da chegada deles às lojas. "Com isso, conseguimos aprimorar ainda mais o padrão de qualidade dos produtos e elevar a produtividade das operações", explica Nejm.
Os outros R$ 15 milhões foram direcionados à abertura de três espaços. O primeiro, Super Nosso Santa Tereza, localizado na região Leste da Capital, foi inaugurado em janeiro de 2014. Em março, começaram a funcionar o Super Nosso do Shopping Contagem (RMBH) e o Apoio Mineiro Mineiro de Sete Lagoas, município da região Central do Estado. No total, o grupo conta com 26 lojas distribuídas entre Belo Horizonte e cidades do entorno.
Perspectivas - Os investimentos continuam fortes em 2015. Neste ano, quatro lojas devem entrar em funcionamento, duas do Super Nosso e duas do Apoio Mineiro. A primeira abertura está marcada para hoje, em Santa Luzia (RMBH), onde será inaugurada a 12ª unidade do Apoio Mineiro. A loja tem área total construída de 5.400 metros quadrados e recebeu investimento de R$ 5 milhões. A unidade vai gerar 200 empregos diretos e a expectativa é de que ela receba até 3.500 clientes diariamente.
As outras três inaugurações devem consumir outros R$ 9 milhões, porém os locais escolhidos e as datas de abertura por enquanto não foram divulgados. O grupo vai construir um novo centro de distribuição (CD), possivelmente em Contagem, em um terreno anexo ao da indústria central de alimentos. A área e o valor do aporte também são mantidos em sigilo. "Ele será construído neste ano e a previsão é de que ele comece a operar no início de 2016", revela Nejm.
O executivo acrescenta que um valor menor será direcionado também a melhorias dentro das atuais lojas e ao Super Nosso em Casa, serviço de entrega em domicílio, no qual os clientes fazem as encomendas através da internet.
Com isso, o grupo espera alcançar receita de R$ 2 bilhões neste exercício, alta de 13% frente a 2014. "Todos estão esperando um ano mais restritivo, mas estamos mais ousados e pretendemos seguir com o planejamento de expansão da rede. As pessoas podem até não comprar o supérfluo ou trocar por outras marcas, mas nunca deixam de ir ao supermercado", justifica o diretor.
Veículo: Diário do Comércio - MG