A companhia de móveis e eletroeletrônicos Via Varejo viu a melhora do seu desempenho operacional guiar um salto no lucro do quarto trimestre em bases ajustadas, com ganhos de eficiência compensando o modesto avanço de vendas no período
Entre outubro e dezembro, o lucro líquido ajustado da companhia que opera as marcas Pontofrio e Casas Bahia cresceu 40,7% sobre um ano antes, a R$ 371 milhões.
Já a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado teve alta de 37,7%, a R$ 794 milhões, com a margem líquida ajustada passando a 12,4%, aumento de 3,2 pontos percentuais sobre igual trimestre apurado em 2013.
Ontem, a companhia ainda chamou a atenção para "iniciativas de melhoria de eficiência em logística e montagem, crescimento de serviços e serviços financeiros, sinergias com o grupo e das novas fontes de receitas, que não estavam estabelecidas no quarto trimestre de 2013".
Receitas operacionais
Os números desconsideram receitas operacionais extraordinárias que impulsionaram o resultado da companhia um ano antes, fortalecendo a base de comparação. Sob a inclusão desse efeito, o lucro líquido da Via Varejo recuou 53,7%, a R$ 356 milhões, e o Ebitda caiu 38,9%, a R$ 771 milhões.
Em comentário sobre o desempenho, a Via Varejo também ressalvou que o Ebitda ajustado contou com um impacto líquido de R$ 66 milhões por créditos fiscais. Os avanços se deram a despeito de um modesto crescimento da receita líquida, que subiu 2,7% no trimestre na comparação anual, a R$ 6,4 bilhões, em dado que foi divulgado em janeiro pelo controlador GPA.
As vendas em mesmas lojas, de pontos abertos há mais de um ano, subiram 1,5% sobre os mesmos meses de 2013. A companhia encerrou o ano com 58.387 funcionários em tempo integral, ante 60.991 ao fim de 2013 - redução de 2.604 trabalhadores. /Reuters
Veículo: DCI