Supermercados da Barra promovem eventos VIP para fidelizar clientes, até em locais externos

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                             Os encontros são regados a degustação, descontos especiais e palestras com sommeliers renomados


RIO — O potencial de sedução do vinho, aliado na saúde, na libido e no glamour, tem sido bem aproveitado por comerciantes da região, como forma de aproximar clientes e aquecer as vendas, especialmente durante o inverno. No caso dos supermercados, as ações vão desde bons descontos a convites para eventos intimistas, dentro ou fora de suas unidades.

Além de um nicho especialmente decorado para a seção da adega, o Mundial do Jardim Oceânico mantém um espaço gourmet, no segundo andar, para receber cerca de 50 convidados em eventos especiais de degustação e workshops que podem durar até duas horas — há três mil inscritos no cadastro. Cursos de bijuterias, de culinária, de perfumaria e de maquiagem estão entre os demais eventos oferecidos pela rede, por enquanto, só nas unidades da Barra e da Ilha do Governador. Atualmente, o supermercado recebe cerca de 200 tipos de vinho de marcas importadas da França, Chile, Argentina, Itália e Portugal, com exclusividade.

— O vinho traz história, geografia, convivência. Nós trazemos enólogos tops, nacionais e internacionais, para uma plateia VIP. Vêm grandes executivos que largam suas rotinas para uma boa palestra com vinhos maravilhosos e comida de qualidade — diz Paulino Costinha, responsável pela compra de bebidas do Mundial, frisando que realiza também encontros exclusivos para profissionais de determinadas áreas ou por gênero.

As bebidas exclusivas podem ser acompanhadas de queijos diferentes oferecidos pelo mercado, que aposta no preço baixo. Mas o pulo do gato parece estar nos bastidores. Funcionários selecionados (mulheres são maioria) recebem treinamento mensal, numa simulação do evento com clientes, onde aprendem sobre técnicas e harmonização do vinho, além de dicas comportamentais de postura e apresentação pessoal. O estudo continua em terras estrangeiras, quando elas saem em expedição a vinícolas. A proposta foi idealizada por Laura Negro, responsável pela área de projetos sociais e relacionamento.

— As atendentes de bebidas criam uma relação de confiança com os clientes, que pedem dicas e consultoria até para festa de casamento. Tem gente que manda foto, troca telefone. São essas profissionais que observam o perfil de cada um e, durante a venda, atrelam um convite para o evento.

DESCONTOS, CONVITES E VALE-COMPRAS

O supermercado Zona Sul também criou um clube do vinho, há um ano e meio, para todas as lojas: o cliente que se associa ao programa recebe uma amostra de vinhos selecionados pelo sommelier Célio Alzer e descontos de 30% a 40% nos vinhos da carta regular. Os associados recebem rótulos em primeira mão, em domicílio, mensalmente. A leva mais recente vem da vinícola Dal Pizzol. Há ainda eventos de degustação às sextas e aos sábados, com bebidas e aperitivos, além de descontos.

— Temos 330 clientes cadastrados. O cliente recebe uma prévia do que vai receber, por e-mail. Misturamos vinhos e espumantes na caixa. São de dois a quatro itens, dependendo da seleção do mês, além de um encarte com as sugestões do nosso consultor para cada um. Ele vai aprender a harmonizar a bebida, seja com uma carne exótica ou com uma canja de galinha — diz Claudio Pinto, gestor de categoria do Zona Sul e integrante da ABS-Rio.

Mesmo com um espaço reservado nos fundos do mercado, integrando adega e pizzaria, no qual o cliente pode pedir vinho à mesa pagando o preço de prateleira, a direção também investe em encontros em locais externos. Já houve festas VIP no Radisson e na Casa Ipanema, frisa Pinto.

A fim de melhorar e consolidar o relacionamento de longo prazo com os clientes mais fiéis, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) também acredita no apelo à exclusividade. No dia 17 de julho, por exemplo, a rede promoverá uma palestra com o chef Alex Atala, num encontro para cem convidados do programa Pão de Açúcar Mais — do qual fazem parte 3,5 milhões de pessoas —, na unidade Conviva Américas (Av. das Américas 900). Descontos exclusivos, convites para eventos, campanhas e ofertas personalizadas são sempre baseados no histórico de compras do clientes. O Clube Extra é outro programa da companhia, criado para toda a rede Extra, em que a fidelidade vale pontos e recompensas trocadas no caixa.

— Se um cliente compra café constantemente, por exemplo, terá uma grande chance de ser convidado para o lançamento de alguma marca premium, mas o tempo de relacionamento também é considerado. No caso da degustação de cervejas especiais, selecionamos da base da loja em que irá acontecer o evento os maiores consumidores deste produto — diz Renato Camargo, gerente de CRM e fidelidade do GPA.

No Guanabara, um sommelier fica à disposição, diariamente, dando dicas de harmonização. E, até 21 de agosto, há sessões de degustação dentro do Festival de Queijos e Vinhos, que também oferece descontos nos produtos. Na Barra, a próxima será no dia 10, das 17h30m às 20h.



Veículo: Portal O Globo


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